Meninos da Vila: A explosão do Santos pós-Pelé!
Índice
- 1 A história dos Meninos da Vila
- 2 Quantas são as gerações dos Meninos da Vila?
- 3 A explosão do Santos FC pós-Pelé
- 4 Campeonato Paulista 1978: A explosão dos Meninos da Vila!
- 5 2ª geração coloca Santos na trilhas das conquistas novamente
- 6 2010: Uma nova geração liderados por Neymar
- 7 Relembre os 10 principais Meninos da Vila!
O Santos FC é um clube brasileiro reconhecido mundialmente, principalmente pelo histórico time que contou com Pelé e cia, durante os anos de 1950 e 1960. Um time que fosse a casa do número 1 na história do futebol mundial não precisariade mais nada para provar a sua excelência. Porém, ao longo das década, o Alvinegro Praiano teve que se reinventar por diversas vezes para voltar a figurar entre os principais clubes do país. E essa reinvenção se dá muito por conta da base do clube, grande reveladores de talentos ao longo dos anos e que passariam a serem conhecidos como os Meninos da Vila.
Se Neymar puxa a fila de recentes sucessos que surgiram na poderosa e mítica base do Santos, há muitos outros nomes consagrados que também surgiram na base santista. E aqui vamos contar um pouco da história dos Meninos da Vila!
A história dos Meninos da Vila
A rica história da base santista conta com nomes da maior relevância do futebol mundial que vieram dos campos da Baixada Santista. A principal cria da base com certeza é Pelé, o maior jogador na história do futebol. Junto de Pelé, o clube também revelou Pepe (que antecede ao Rei), e Coutinho que surge um pouco depois.
Juntos fizeram parte de uma geração consagrada e considerada por muitos como o maior time de futebol de todos os tempos.
Com apenas esses nomes já temos a dimensão do tamanho da importância que a base do clube contribuiu para a história do futebol mundial. Mas aqui, iremos falar sobre essa alcunha que surgiu na era pós-Pelé, quando o Santos FC se via carente de um time como o de anos anteriores, brigando pelos principais títulos do país.
Assim, este apelido que marcaria para sempre o clube, os Meninos da Vila, com um time com a predominância de jogadores oriundos da base alvinegra praiana foi dar seu primeiro grande salto no ano de 1978, quando jovens jogadores dariam o Campeonato Paulista para o Peixe.
Quantas são as gerações dos Meninos da Vila?
Apelido dado pelo treinador do time de 1978, Chico Formiga, existem três gerações até os dias de hoje consideradas como os Meninos da Vila. São gerações que entraram na história principalmente por conquistar títulos, tendo os jovens como destaques.
-
1ª Geração dos Meninos da Vila
A primeira geração de Meninos da Vila, além de ganhar o apelido e o Paulista de 1978, foi uma geração que revelou nomes como Toninho Vieira, Pita, João Paulo e Juary. Seria a primeira conquista do Santos após a saída de Pelé, no ano de 1974. Havia grande expectativa sobre esta conquista santista e, até hoje, um marco na história do clube. Mas o principal foi que o elenco contava com muitos jovens e por isso ganharam tal notoriedade de “meninos”.
-
2ª Geração dos Meninos da Vila
O clube entraria em anos complicados durante as décadas seguintes, sempre muito a sombra do Santos dos anos 1960, e de Pelé. E o time realmente viria a figurar como destaque no cenário brasileiro no início dos anos 2000, e graças a uma nova safra de Meninos da Vila, com a emblemática geração de Diego e Robinho. E apesar da pouca idade, juntos, eles comandaram a equipe na conquista do Campeonato Brasileiro 2002.
-
3ª Geração dos Meninos da Vila
Embalados pela fantástica geração de 2002, poucos anos depois surgiria um time que encantaria ainda mais os torcedores brasileiros, e que também poriam fim a um jejum de quase 50 anos sem uma Copa Libertadores da América. Neymar, PH Ganso, junto ao retorno de Robinho, colocaram o Santos novamente no topo do futebol brasileiro, jogando de forma ofensiva e alegre.
A explosão do Santos FC pós-Pelé
Alô, nação santista! Nesta sexta-feira (28), no Memorial das Conquistas, acontece uma comemoração especial! 40 anos do título Paulista de 1978 e que conta com a presença de atletas do elenco: Juary, Pita, João Paulo, Vitor, Joãozinho, Cloadoaldo, Giberto Sorriso, entre outros! pic.twitter.com/QgdRKSyDCM
— Santos FC (@SantosFC) June 26, 2019
Após a vitoriosa era de Pelé se encerrar no Santos FC, o clube precisou achar alternativas caseiras para manter o clube no topo do futebol nacional. E ua saída foi valorizar ainda mais os jovens jogadores de sua base, dando mais certo do que imaginavam. Se naquele período times como Palmeiras e São Paulo possuíam verdadeiros esquadrões no futebol paulista, o Santos tinha que buscar outra forma para se destacar.
E ter uma base forte, com os valores de um futebol ofensivo, deixados ainda pela fantástica geração de Pelé e cia, é o grande legado que o Santos FC leva e que os diferencia de qualquer outra equipe no mundo.
Tanto é que, nos dias de hoje o Santos conta com diversas franquias conhecidas como Escola de Futebol Meninos da Vila, espalhando o programa por todo o Brasil. Os Meninos da Vila é uma marca que anda lado a lado com a institução Santos.
Campeonato Paulista 1978: A explosão dos Meninos da Vila!
O time que recebeu o famoso apelido de Meninos da Vila foi o que ganhou o primeiro título depois da era de Pelé. Claro que o eterno camisa 10 era insubstituível, mas a escolha em priorizar os meninos da base deu muito certo com o técnico Chico Formiga.
Com um time jovem nas mãos, o treinador tinha o hábito de chamar jovens de meninos, e com isso o apelido pegou. Os Meninos da Vila, então começaram a mostrar um futebol consistente que colocou o Santos FC como um dos principais candidatos ao título Paulista de 1978.
O torneio teve a duração de quase um ano, tendo início no segundo semestre de 1978 e seu fim no primeiro semestre do ano seguinte. Foram três turnos, onde o Peixe foi vice-campeão no primeiro, após perder para o SC Corinthians na final. Mas, no segundo turno o clube foi eliminado nas semifinais, para a Ponte Preta.
Somando as pontuações dos dois turnos, formou-se os classificados para o terceiro turno, que dividiu os classificados em dois grupos. Os Meninos da Vila ficaram em segundo no Grupo B e se classificaram às semifinais, onde bateram o Guarani com destaque para Jaury com dois gols e João Paulo com um.
Na grande final contra o São Paulo FC, Juary e Pita marcaram os gols da vitória por 2 a 1 na primeira partida. Na segunda, empate em 1 a 1 com gol de Célio, que quase deu o título ao Alvinegro. A decisão foi para a terceira partida, que terminou 2 a 0 para o São Paulo, forçando uma prorrogação, conforme o regulamento. Com o placar inalterado no tempo extra, o título ficou com os Meninos da Vila, que coroaram a geração, por ter marcado mais gols no terceiro turno.
Qual era o time do Santos FC em 1978?
O elenco revolucionário do Santos em 1978 teve a mão do presidente do clube na época, Rubens Quintas Ovalle e do diretor, e ídolo do clube, Zito. Juntos, acreditaram no potencial de Chico Formiga, promovendo o treinador para a equipe principal. O treinador já havia feito história atuando com a camisa do peixe desde a equipe de aspirantes, e conquistou praticamente tudo ao lado de Pelé e do grande esquadrão do fim dos anos 1950 e 1960.
Depois de pendurar as chuteiras, passou a integrar a comissão técnica das categorias de base e depois como auxiliar técnico. Seu conhecimento no clube proporcionou promover jovens que foram os responsáveis pelo título Paulista de 1978.
O grande astro do time era o camisa 10, Pita, que desempenhava a função de servir os atacantes. Juary foi outro grande destaque, e terminou o torneio como artilheiro da competição estadual com 29 gols. Ainda integraram o elenco outros Meninos da Vila como Aílton Lira, Célio, Toninho Vieira, Cardim, Claudinho e João Paulo.
Além deles, outros jogadores que não necessariamente vieram da base santista, mas demonstraram potencial, como o goleiro Flávio, Nelsinho Baptista, Antônio Carlos, Neto, Gilberto Sorriso, Zé Carlos e Nílton Batata.
2ª geração coloca Santos na trilhas das conquistas novamente
15/12/2002 – Gambás 2 X 3 Santos
Em pé – Alex, Preto, Pereira, F.Costa, Renato, Rafael, André Luiz e P.Almeida.
Agachados – Alexandre, Douglas, Diego, Michel, Robert, William Batoré, Léo, Robinho e Elano.
Tec. Emerson Leão. pic.twitter.com/SuswqjYgyp— Don (@Don_Belmudes) March 22, 2020
Depois de passar por um período de ostracismo, o Santos FC buscou novamente soluções em sua base para formar um time competitivo. Então, no ano de 2002, contou com uma geração muito talentosa que tirou o clube de uma fila de 18 anos sem títulos, e o colocou novamente na primeira prateleira do futebol nacional.
O time comandado por Emerson Leão, e posteriormente por Vanderlei Luxemburgo, venceu duas vezes o Brasileiro, em 2002 e 2004, tendo um vice da mesma competição em 2003. Já na Libertadores, o clube bateu na trave em 2003, quando chegou à final e foi derrotado pelo Boca Juniors de Carlos Tévez.
Nos anos seguintes, o Santos FC conseguiu o bicampeonato Paulista depois de um longo período sem levantar um troféu da competição, em 2006 e 2007. A última conquista estadual havia sido em 1984, e mesmo sem duas de suas principais estrelas dos anos anteriores, Diego e Robinho, o clube ainda contava com Meninos da Vila. Carlinhos, Domingos e Geílson eram os principais jogadores oriundos da base, que deram fim à geração iniciada em 2002.
Qual era o time do Santos FC em 2002?
Depois de uma frustrante temporada em 2001, terminando o Brasileiro em décimo quinto lugar, não avançando além da segunda fase na Copa do Brasil, e caindo nas semifinais do Paulista e do Rio-São Paulo, foi preciso renovar. Assim, o clube investiu em jovens de sua base, uma vez que o clube não tinha um alto orçamento para investimentos.
A temporada não começou bem, sem o clube se classificar às fases decisivas do Rio-São Paulo e cair precocemente na Copa do Brasil. Emerson Leão substituiu Celso Roth e mudou a filosofia de trabalho, apostando alto nos Meninos da Vila que tinham pouco espaço com a comissão anterior. Com isso, o zagueiro Alex passou ganhar mais espaço ao lado de Léo, Paulo Almeida, Elano, Diego, Robinho e William.
Todos, fizeram parte das categorias de base santistas, e formaram um time praticamente de garotos que se classificaram com a última vaga na fase inicial do Brasileiro, e derrotaram o Corinthians na grande final nos dois jogos. Um feito muito grande para o clube, saindo da fila de dezoito anos sem conquistas.
2010: Uma nova geração liderados por Neymar
Gols do "quarteto fantastico" do Santos em 2010;
Neymar: 60 jogos, 42 gols.
Robinho: 23 jogos, 11 gols.
André: 41 jogos, 26 gols.
Ganso: 43 jogos, 13 gols.O QUE NOS RESTA PRA HOJE É SAUDADE pic.twitter.com/f22M6T3Lav
— Santos da Opressão (@SantosOpressivo) February 5, 2019
Com o fim da geração de Meninos da Vila de 2002, o Santos seguiu lapidando jovens para montar outro time como aquele. E conseguiu num curto espaço de tempo. Logo em 2009, o clube promoveu alguns jovens para o elenco profissional, principalmente Paulo Henrique Lima, depois conhecido como Ganso, e Neymar.
Neymar estreou no elenco principal um mês após completar dezessete anos, e empolgou os torcedores logo de cara com sua habilidade. Aos poucos se firmou no elenco e se tornou titular absoluto. Ganso seguiu caminho parecido, mas com uma expectativa um pouco menor que seu companheiro, e logo tomou conta do meio campo santista.
Os dois comandaram tecnicamente o time nas conquistas da Copa do Brasil de 2010, do tricampeonato Paulista de 2010 a 2012, da Copa Libertadores da América de 2011 e da Recopa Sul-Americana de 2012. Foi certamente a geração mais vitoriosa de Meninos da Vila, que causava temor nos adversários e empolgação de shows e goleadas por parte da torcida santista.
Qual era o time do Santos em 2010?
Certamente Neymar e PH Ganso foram os principais nomes da geração dos Meninos da Vila de 2010. Juntos tinham uma sintonia comparada com outras duplas de sucesso da história do Santos. Os dois subiram muito jovens ao elenco principal, mas não sentiam a pressão que outros jovens sentem para decidir e comandar tecnicamente uma equipe.
Ao lado dos talentosos jogadores, estavam o goleiro Rafael, o meia Wesley e o centroavante André, que tiveram muito destaque nos títulos da Copa do Brasil e do Paulista de 2010. Faziam parte do elenco também o goleiro Vladimir, Adriano, Felipe Anderson e Tiago Luís, também Meninos da Vila. Robinho, da geração de 2002 havia retornado ao clube por empréstimo do Manchester City, assim como Léo que também fez parte deste time.
Relembre os 10 principais Meninos da Vila!
Com tantos Meninos da Vila que alcançaram sucesso em suas carreiras e se tornaram ídolos do Santos FC, fica até difícil fazer uma lista com os 10 principais. Mas, encaramos o desafio e listamos os mais importantes de cada geração da base do Peixe.
-
Pita
O camisa 10 que comandou o meio campo da equipe na primeira conquista pós Pelé. Estreou em novembro de 1977 e fez mais de 408 partidas e 55 gols.
-
Juary
Foi o artilheiro da primeira era de Meninos da Vila, e goleador do Paulista de 1978, conquistado pelo clube. Estreou em maio de 1956 e vestiu a camisa do clube em 229 jogos com 101 gols.
-
João Paulo
O ponta esquerda do time de Meninos da Vila de 1978 era peça chave da equipe. Estreou em junho de 1977 e fez 413 jogos com 104 gols marcados no clube.
-
Alex
O zagueiro era conhecido por sua força física, mas sem ser considerado violento. Tinha uma ótima presença defensiva e chute muito forte em cobranças de falta. Estreou agosto de 2002, fazendo 103 jogos e marcando incríveis 20 gols.
-
Robinho
O Rei das Pedaladas como ficou conhecido após a final do Brasileiro de 2002 foi um dos ídolos mais recentes do clube. O camisa 7 estreou em março de 2002 e teve três passagens no clube, a segunda em 2010 e a terceira em 2014. Fez 253 jogos e 111 gols. Sua quarta passagem foi manchada após a condenação por estupro em todas as instâncias jurídicas na Itália quando defendia o Milan, e sequer entrou em campo.
-
Diego
O camisa 10 dos Meninos da Vila de 2002 se tornou capitão após demonstrar grande desemprenho técnico e coletivo. Estreou em janeiro de 2002 e fez 133 partidas e 38 gols antes de ser negociado com o FC Porto. Hoje defende o Flamengo.
-
Elano
O talentoso meio campista teve três passagens pelo clube. Sempre demonstrou boas subidas ao ataque com seu eficiente chute de média distância. Estreou em janeiro de 2001 e foi importante no Brasileiro de 2002 principalmente. Fez 322 jogos com a camisa do peixe e marcou 68 gols.
-
Neymar
O principal astro da atualidade do futebol brasileiro estreou em março de 2009, com inevitáveis comparações com Pelé, devido seu talento demonstrado na base. Foi o principal menino da Vila de 2010 e apesar de vestir a camisa 10 da Seleção Brasileira, se popularizou com a 11 no Santos FC. Fez 230 jogos e marcou 138 gols, muitos deles de placa. Hoje atua no Paris Saint-Germain.
-
PH Ganso
Desde que chegou ao elenco principal em fevereiro de 2008 demonstrou sua personalidade. Ao lado de Neymar, comandou o time em diversas conquistas e esbanjou habilidade e passes precisos para seus companheiros. Fez 161 jogos e marcou 35 gols, mas com muitos problemas de lesões e de comportamento não mais atingiu o nível que o consagrou na Baixada.
-
André
O centroavante era o homem gol dos Meninos da Vila de 2010. Com ótima presença de área foi decisivo em algumas conquistas do Peixe. Fez 95 jogos em duas passagens pelo clube, a primeira a partir de março de 2009 e a segunda em 2012, e marcou 42 gols. Sua vida extra-campo atrapalhou o seu desenvolvimento e possível consagração, tanto que recebeu o apelido de André-Balada.
Outros garotos que arrebentaram na Vila mais famosa!
Outros nomes mais recentes como Gabigol, Rodrygo e Ângelo também são Meninos da Vila, e hoje se encontram se não no auge de suas carreiras, como Gabigol que é mais velho, ou em pleno desenvolvimento, como Rodrygo buscando espaço no Real Madrid. Ângelo é a mais nova jóia da base, mesmo com o time vivendo crise técnica, o jovem se destaca e faz jus à fama dos Meninos da Vila.
1 Comment
Excelente conteúdo