Maradona vs Matthaus: Rivalidade gigante entre clubes e seleções!
Índice
- 1 Se enfrentaram nas finais da Copa do Mundo de 1986 e 1990
- 2 Quando surge o “El Pibe de Oro”
- 3 Maradona vs Matthaus: O início da rivalidade!
- 4 Copa de 1982: A primeira de ambos, ainda sem destaque
- 5 Em 1984, Maradona chega ao Napoli para se consagrar!
- 6 Copa do Mundo 1986: A primeira decisão entre Maradona e Matthaus
- 7 Copa do Mundo 1990: Mais uma final entre as duas maiores lendas da época!
- 8 Raio-X: Todos os jogos de Diego Maradona x Lothar Matthaus
Se enfrentaram nas finais da Copa do Mundo de 1986 e 1990
Lottar Matthaus e Diego Armando Maradona foram dois dos maiores jogadores durante as décadas de 1980 e início dos anos 1990, com o alemão tendo uma carreira um pouco mais prolongada. Também fizeram uma das rivalidades mais marcantes daquele período, por serem os protagonistas de suas respectivas seleções nas finais da Copa do Mundo de 1986 e 1990, com um vitória para cada lado. Rivalidade essa que também foi estendida para os clubes, principalmente para dentro do futebol italiano, onde brilharam.
Enquanto Maradona vivia seu auge no SSC Napoli, Matthaus foi contratado pela Inter de Milão no ano de 1988. Naquela temporada, o argentino ganhou a Copa da Uefa (hoje Liga Europa), enquanto o alemão conduziria seu time para o título italiano já na temporada seguinte, deixando o Napoli de seu “rival” na segunda posição.
A questão de estilo de jogo de ambos era praticamente o oposto. Se, de um lado, víamos um argentino que se destacava quase por um dom natural, Lotthar Matthaus era a síntese do jogador alemão – esforçado e com uma inteligência tática acima do normal. Confira tudo sobre esta incrível rivalidade!
Quando surge o “El Pibe de Oro”
Maradona ⚽️ makes his debut as Professional Player #OTD in 1976 with just 15 years of age in Argentinos Juniors, "El Semillero del Mundo" 🇦🇷#Maradona #ArgentinosJuniors #GraciasFutbol pic.twitter.com/3Kk01fWELD
— Iconic Cool – Old is Cool (@IconicCool) October 20, 2021
Diego Armando Maradona começou sua prodigiosa carreira no ano de 1976 pelo Argentino Juniors, com apenas 16 anos. Já no ano seguinte, foi convocado pela primeira vez para a seleção argentina, passando assim, a receber o seu célebre e justificável apelido de “El Pibe de Oro”, como a maior esperança do futebol argentino.
Não demorou muito para que ele chamasse a atenção de times com maior expressão, tendo passagens rápidas e marcantes por dois gigantes do futebol mundial: o Boca Juniors e o Barcelona/ESP. No time xeneize, o jogador chegou com tudo e logo conquistou o Campeonato Argentino de 1981. Já na equipe Blaugrana, Maradona chegou como um verdadeiro Messias, mas problemas de saúde e físico não deixou que o argentino explodisse no futebol Espanhol. E após uma briga generalizada contra o Athletic Bilbao, a diretoria catalã decidiu por negociar o craque com o Napoli, da Itália.
Pouco depois, é a vez de Lothar Matthaus surgir no futebol
Borussia Monchengladbach captain Lothar Matthaus, 1983/84. (Photo: imago) pic.twitter.com/jAD1uNPFjY
— A Football Archive* (@FootballArchive) March 21, 2015
Em comparação à Maradona, Lothar Matthaus começou a carreira três anos mais tarde que o argentino, na temporada de 1979, já aos 18 anos de idade. Com a camisa do Borussia Monchengladbach, equipe tradicional do futebol alemão, o médio alemão foi um dos principais destaques do vice-campeonato da Copa da Alemanha na temporada de 1983-84. E logo despertou o interesse do poderoso Bayern Munich. Foi nesse meio tempo que ocorreu a sua primeira convocação pela seleção alemã, mais precisamente em 1980.
Pouco depois, já pelo Bayern, Matthaus desandou em ganhar títulos, naquela que era a sua primeira passagem pelo clube – todas as conquistas no cenário do futebol alemão. Entre eles, o tricampeonato da Bundesliga dos anos de 1985 a 1987, além da conquista da Copa da Alemanha de 1986.
Maradona vs Matthaus: O início da rivalidade!
O primeiro encontro entre Diego Maradona e Lothar Matthaus ocorreu em um amistoso realizado às vésperas da Copa do Mundo de 1982. Na ocasião, os dois jogadores estiveram em campo durante os 90 minutos, embora Matthaus não fosse titular absoluto, já ao contrário de Don Diego que, desde 1979 assumiria o protagonismo de sua seleção.
Já Matthaus seria naquele período um dos carregadores de piano daquela equipe que tinha em Karl-Heinz Rummenigge como o principal jogador alemão do período, entre outros. Nesta partida, que terminaria empatada em 1 a 1, nenhum dos dois craques balançou as redes, e os gols foram anotador por Wolfgang Dremmler pela Alemanha, e Gabriel Calderón pela Argentina.
Copa de 1982: A primeira de ambos, ainda sem destaque
A Copa do Mundo de 1982 seria o primeiro mundial de Don Diego e Lothar Matthaus. Muito jovens, eles não eram ainda grandes protagonistas do futebol mundial. Maradona ainda atuava pelo Boca Juniors, e estava às vésperas de sua transferência para o gigante FC Barcelona, da Espanha. Já Matthaus era ainda apenas reconhecido no cenário do futebol alemão, quando ainda atuava com a camisa do Borussia Monchengladbach.
Em questão de destaque individual na competição, Maradona foi mais expressivo do que Lothar Matthaus, já que começava a dar amostras de toda a sua técnica para o mundo. Em quatro partidas, anotou dois gols, ajudando a levar a seleção da Argentina até a segunda fase de grupos do torneio. Só o que lhe atrapalhou foi o seu temperamento explosivo, que resultou em uma expulsão na partida contra o maior rival, o Brasil de Zico e Sócrates. Por outro lado, o meia alemão chegou até a grande final do mundial com sua seleção, mesmo que atuando em apenas duas partidas durante a campanha.
Dessa forma, tanto Maradona quanto Matthaus estiveram longe de serem protagonistas na Copa do Mundo de 1982. Contudo, aquele mundial serviu de embrião para a formação dos dois maiores jogadores do mundo nos anos seguintes.
Em 1984, Maradona chega ao Napoli para se consagrar!
Se Maradona já havia conquistado momentos de glória com a camisa de Boca Juniors e do Barcelona, seria no SSC Napoli que ele entraria definitivamente na história dos clubes como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Até porque, na equipe italiana, o jogador atingiria um protagonismo jamais alcançado em qualquer clube em sua carreira.
Para se ter uma ideia da importância de Diego Maradona no Napoli. Quando o meia chegou na temporada de 1984, a equipe Azzurri tinha apenas três conquistas em sua história, sendo duas Copas da Itália e uma Série B italiana. Contudo, após sua chegada, o time napolitano deu uma guinada em sua história, se tornando por alguns anos como uma equipe protagonista no futebol italiano e europeu. Ali, conquistaria dois títulos italianos (1986-87 e 1989-90), além de uma Copa da UEFA (1988-89).
Em todas essas conquistas, Don Diego foi a principal referência do Napoli, e por isso conquistou uma idolatria impossível de medir dentro do clube. Apenas na Copa da UEFA, por exemplo, o jogador tomou conta da grande decisão contra o Stuttgart. Já que no primeiro jogo, anotou um gol e distribuiu uma assistência. No segundo jogo distribuiu mais duas assistências, garantindo assim, um título europeu inédito para a sua equipe.
Copa do Mundo 1986: A primeira decisão entre Maradona e Matthaus
"@VintageFooty: Maradona & Lothar Matthaus 1986 World Cup Final pic.twitter.com/6dVufrX5cI"
— AB (@ABDOU94240) February 1, 2015
Quatro anos depois de debutarem em uma Copa do Mundo, Lothar Matthaus e Diego Maradona chegavam a um mundial mais experientes e em outros momentos da carreira. Na Copa do Mundo de 1986, no México, Don Diego já era o capitão de sua seleção, e Matthaus já tinha conquistado o seu espaço no time alemão.
Cada um conduziu as suas respectivas seleções até a final daquele mundial, de acordo com os seus respectivos estilos de jogo. Matthaus, por exemplo, só anotou um gol durante a competição, mas com sua inteligência tática, foi fundamental para a seleção da Alemanha, ele já com 25 anos. Maradona, como de costume, foi mais arrojado, anotando cinco gols com mais cinco assistências durante aquele mundial.
Por conta do protagonismo de cada um em suas seleções, a expectativa para ver os dois jogadores frente a frente em uma final era gigantesca. Diante de tanta expectativa, o que se viu foi um Maradona bastante proativo no ataque e Matthaus fazendo de tudo para pará-lo.
Como não poderia ser diferente, o jogo entre as duas melhores seleções do mundo à época foi bastante movimentado, com Maradona levando a melhor. Após Luís Brow e Valdano marcarem para a Argentina, com Rummenigge e Rudi Völler balançar as redes para a Alemanha, Don Diego Maradona simplesmente brilhou. O camisa 10, com um passe mágico, encontrou Burruchaga para sair na cara do goleiro e marcar aquele que seria o gol do segundo título mundial dos argentinos, na vitória por 3 a 2.
Dessa forma, naquele momento, não havia mais nada que Matthaus pudesse fazer para impedir que Don Diego levantasse a taça de campeão do mundo.
1988: Matthaus desembarca na Itália para rivalizar com “Don Diego”
Após brilhante passagem pelo Bayern Munich, Lothar Matthaus foi contratado pela Internazionale de Milão no ano de 1988. No período, o lado azul de Milão estava com um forte projeto para brigar contra a hegemonia do Napoli e do Milan. E além do craque meio campista, o time “nerazzurri” também contratou os compatriotas Jurgen Klinsmann e Andreas Brehme.
Tal investimento deu mais do que certo e, com Matthaus como a principal referência daquela “nova” Internazionale, bateu de frente com o time do gênio Maradona. De imediato, logo em sua temporada de estreia, o jogador comandou a Inter rumo ao título da Série A de 1988-89 , ficando na frente do próprio SSC Napoli. De quebra, ainda na mesma temporada, o meia levaria com o time de Milão o título da Supercopa da Itália.
E, assim como Diego Maradona e o Napoli, Lotthar Matthaus também conquistaria a Copa da UEFA dois anos mais tarde, na temporada 1990-91. E em mais uma coincidência incrível, ele também anotaria um gol na decisão da competição, no duelo de ida, contra a rival Roma.
Por conta de todos esses fatores, naquele momento se acirrava cada vez mais a rivalidade entre os dois jogadores, também líderes das duas principais seleções naquele momento do mundo: Alemanha e Argentina.
Napoli x Inter: Quando Maradona e Matthaus rivalizaram no Calcio!
Throwback Thursday: Playing for @Inter against the great Diego Maradona #TBT #Inter #Napoli pic.twitter.com/3GxCJRHRGV
— Lothar Matthäus (@LMatthaeus10) February 25, 2016
O primeiro embate entre Lothar Matthaus e Diego Maradona por seus clubes aconteceu em janeiro de 1989, em confronto válido pelo Calcio, o Campeonato Italiano. Contudo, naquele jogo em questão, nenhum dos dois jogadores fez algo extraordinário, sendo que Internazionale de Milão e Napoli terminaram empatados em 0 a 0.
E se, no primeiro jogo, ambos os craques passaram em branco, no duelo do returno do Campeonato Italiano, Matthaus fez questão de deixar um gol. Foi ele quem liderou a vitória de sua equipe, pelo placar de 2 a 1, que praticamente garantiu o título italiano à sua equipe.
Contudo, Don Diego não deixou barato e logo no duelo seguinte, pelo Campeonato Italiano de 1989-90, tratou de guardar o seu em vitória por 2 a 0. O encontro seguinte entre ambos aconteceria apenas na temporada 1990-91 do Calcio, e foi a vez de Matthaus dar o troco. Ele anotou um dos gols em vitória por 2 a 1 da Inter sobre o Napoli.
Inclusive, aquele seria o último encontro entre os dois jogadores, já que no segundo turno da competição, Maradona estaria suspenso por doping para, logo em seguida, deixar a Itália e o futebol italiano.
Copa do Mundo 1990: Mais uma final entre as duas maiores lendas da época!
Happy birthday to one of my greatest rivals and a true legend, Diego #Maradona 🎉🎂 pic.twitter.com/w6kKOmyMTf
— Lothar Matthäus (@LMatthaeus10) October 30, 2017
Para a Copa do Mundo de 1990, que se realizaria na Itália, não teria lugar melhor para Lothar Matthaus e Diego Maradona fazerem o “Gran Finale” da rivalidade entre ambos. Matthaus se encontrava no auge de sua carreira, enquanto Maradona já não vivia mais seu auge físico e técnico como atleta. Logo começaria a aparecer alguns dos problemas extracampo do craque que, em 1990, faria 30 anos.
Como capitães de Argentina e Alemanha, ambos conduziram suas respectivas seleções para a grande final daquele mundial. Diego Maradona decidiu em alguns momentos daquela copa, quando por exemplo, fez a jogada do gol de Cannigia, que eliminaria a seleção brasileira por 1 a 0. E se Maradona teve lampejos do grande craque que havia sido, Lotthar Matthaus anotaria 4 gols pela Alemanha, atuando com a camisa 10 e como um meia mais avançado, numa situação rara de sua carreira.
Na final da Copa do Mundo de 1990, o alemão levaria a melhor, em vitória por 1 a 0, com um gol de Andreas Brehme, companheiro de Matthaus na Inter. O alemão igualaria o feito de Don Diego levantando a principal e mais cobiçada taça do mundo.
Após o mundial de 1990, Matthaus é eleito melhor do mundo
No período da acirrada disputa entre Lothar Matthaus e Diego Maradona, o meia alemão foi quem levou a melhor em prêmios individuais de expressão. Tanto que conquistou o primeiro prêmio da história de melhor jogador do mundo da FIFA no ano de 1991.
Por outro lado, Maradona conquistou importantes premiações como o de melhor jogador da Copa do Mundo de 1986. Mesmo prêmio conquistado por Matthaus quatro anos mais tarde em meio à vitoriosa campanha alemã no mundial da Itália.
Raio-X: Todos os jogos de Diego Maradona x Lothar Matthaus
No total de jogos frente a frente por clubes e seleções, Lothar Matthaus e Diego Maradona se enfrentaram em nove oportunidades. Nesse duelo em particular, Matthaus leva a melhor com quatro vitórias diante de seu maior rival, com apenas três derrotas e mais dois empates. Quando falamos sobre gols, Matthaus também leva a melhor sobre o argentino. Ele balançaria a rede por três vezes, enquanto Don Diego marcou apenas uma vez diante de seu rival.
E ai, gostou do artigo? Então não esquece de compartilhar nas suas redes sociais!