Quais os maiores times na história do futebol mundial?
Índice
Quais os maiores times na história do futebol mundial?
Quando falamos em um Ranking Top 10, o nosso provavelmente não será o mesmo que o seu. E no futebol essa discussão é ainda mais aprofundada, principalmente quando colocamos quem são os melhores times, os melhores jogadores, treinadores. Ainda mais que, no futebol, existe a questão sobre a parte emocional, sempre muito presente dentro do esporte mais popular do mundo. Porém, nós do Lendas do Futebol, fazemos o nosso trabalho que é de ler, pesquisar e ouvir os melhores especialistas, para chegar em um conteúdo relevante para o nosso leitor. Mas já avisamos. No futebol a discussão não termina nunca!
E para montar o nosso ranking, utilizamos de alguns pontos que julgamos como fundamentais. Entre eles estão em qual país e competições o clube estava inserido, afinal, é preciso ter relevância na modalidade. Outros também como o número de conquistas, domínio nacional e continental, além é claro de situações que são as das mais preciosas dentro do futebol. Inovações táticas e técnicas, o que deixou de legado e quais jogadores era a base destes times que encantaram o futebol por algum momento.
Não iremos numerar qual é o melhor, porém, deixaremos dos mais antigos para até os mais atuais. Num espaço de cronologia. Nos comentários dê a sua opinião e se você concorda com esta lista, ou colocaria mais algum time histórico na lista.
Real Madrid (1955 – 1960)
. Time base 3-3-4: Juan Alonso (Rogelio Domínguez); Marquitos (Ángel Atienza), José Santmaría (Joseíto) e Rafael Lesmes (Pachín); Juan Santisteban (Vidal), Miguel Muños (enrique Mateos / Del Sol) e José María Zárraga; Raymond Kopa (canário), Di Stéfano, Héctor Rial (Ferenc Puskás) e Francisco Gento (Ramón Marsal Ribó). Técnicos: José Villalonga, Luis Carniglia e Miguel Muñoz.
. Títulos: 1 título do Mundial de Clubes; 5 Champions Leagues; 4 Campeonatos Espanhóis.
. Destaques individuais: Podemos destacar diversos nomes no esquadrão de Madrid, mas com certeza o principal deles é argentino naturalizado espanhol Alfredo Di Stéfano, até hoje considerado um dos maiores do Real Madrid. Além dele, também merece menções honrosas Raymond Kopa e Ferenc Puskás.
Porque é considerado um dos melhores: Único pentacampeão seguido da Champions League, a equipe do Real Madrid da década de 1950 é muitas vezes rivalizada com o Santos de Pelé, tamanho foram a influência das duas equipes na evolução do futebol. Dominou a Europa de forma avassaladora por cinco anos consecutivos, fato jamais visto novamente.
Santos Futebol Clube (1960 – 1969)
. Time base 4-2-4: Gilmar, Lima (Carlos Alberto Torres), Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho (Toninho Guerreiro), Pelé e Pepe (Edu). Técnicos: Lula e Antoninho.
. Títulos: 2 Campeonatos Mundiais; 2 Copas Libertadores; 1 Supercopa Sul-Americana; 1 Recopa Mundial; 5 Taças Brasil; 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa; 3 Torneios Rio-São Paulo; 8 Campeonatos Paulistas.
. Destaques individuais: Foram diversos destaques neste período, momento máximo do maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, conduziu uma equipe que ficou conhecida com a melhor de todos os tempos. Um time imbatível que encantou não somente o Brasil, como todo o mundo.
Porque é considerado um dos melhores: Foram 23 títulos em uma só década. Só isso já fala por si só como fato importante que coloca o Santos de Pelé entre as maiores equipes de todos os tempos. Mas em campo, a forma de atuar, passando pelos adversários de forma avassaladora, muitas vezes com goleadas históricas, anotando 5, 6 e, até mesmo, dez gols, colocam certamente a equipe entre as melhores e como um dos principais exemplos a ser seguidos até os dias de hoje.
Football Club Ajax (1965 – 1973)
. Time base 4-3-3: Stuy, Suurbier, Hulshoff, Blankenburg (Vasovic), Krol; Neeskens, Mühren, Haan (van Dijk); Rep (Swart), Cruyff e Keizer. Técnicos Rinus Michels e Stefan Kovacs.
. Títulos: 4 Campeonatos Nacionais; 3 Champions Leagues; 2 Supercopas da UEFA; 3 Copas Nacionais, 1 mundial de clubes.
. Destaques individuais: Johan Cruyff é certamente uma das maiores lendas do futebol mundial. O holandês encantou o mundo com o seu talento, sendo um verdadeiro líder dentro de campo e guiando o Ajax para a glória máxima. Mas a inovação e até mesmo inspiração de Cruyff veio com o mestre Rinus Michels e o seu futebol total.
Porque é considerado um dos melhores: O Football Club Ajax de Johan Cruyff encantou a Europa com o seu estilo dinâmico e sem posição fixa dos jogadores. A busca era pelo controle de jogo e por gols, com um futebol ofensivo. Também foi a base para a Holanda na Copa do Mundo de 1974 e 1978, onde foram em ambas, vice-campeões. O clube holandês conseguiu unir o bom desempenho com títulos, e certamente é um dos principais times de todos os tempos.
Liverpool (1975 – 1984)
. Time base 4-4-2: Ray Clemence (Grobbelaar); Phil Neal, Tomy Smith (Phil Thompson/Alan Hansen), Emlyn Hughes (Mark Lawrenson) e Joey Jones (alan Kennedy); Ian Callaghan (Craig Johnston), Jimmy Case (Sammy Lee), Ray Kennedy (Graeme Souness) e Terry McDermott (David Johnson / David Fairclough / Ronnie Whelan); Steve Heighway (Ian Rush) e Kevin Keegan (Kenny Dalglish). Treinadores: Bob Paisley e Joe Fagan.
. Títulos: 3 Champions Leagues; 1 Supercopa da UEFA; 1 Copa da UEFA; 7 Campeonatos Ingleses; 4 Copas da Liga Inglesa; 5 Supercopas da Inglaterra.
. Destaques individuais: O time do Liverpool era bem coletivo, e o principal destaque individual não estava dentro de campo, mas sim na beirada. O treinador Bob Paisley foi o responsável por montar o esquadrão, sendo o diferencial. No último ano, Joe Fagan deu sequência ao ótimo trabalho que era feito.
Porque é considerado um dos melhores: O time do Liverpool ficou conhecido na época como os “reis da Inglaterra”, mas eles não se prenderam apenas as conquistas em solo inglês, mas sim em toda a Europa. O futebol praticado era bem rápido e muito competitivo, contando com nomes como Clemence, Neal, Kennedy, Hansen, Dalglish e Souness. Conquistou a Europa por três vezes no período, sendo assim, os Reds dos anos de 1975 a 1984 podem tranquilamente figurar na lista entre os melhores times de todos os tempos do futebol.
Milan (1987 – 1991)
. Time base 4-4-2: Galli; Tassotti, Costacurta, Franco Baresi e Paolo Maldini; Ancelotti, Rijkaard, Colombo e Donadoni; Ruud Gullit e Marco van Basten; Treinador: Arrigo Sacchi
. Títulos: 2 Champions League;1 Campeonato Italiano; 1 Supercopa da Itália; 1 Supercopa da UEFA; 1 Mundial de Clubes.
. Destaques individuais: Outra equipe que bebeu da fonte do Futebol Total da Holanda de Michell e Cruyff. Porém, aqui foi uma junção ao ríspido sistema tático defensivo e histórico do futebol italiano. Se contava com os craques holandeses como Marco van Basten, Rudd Gullit e Frank Riijkard, também tinha lendas italianas como Franco Baresi e Paolo Maldini.
Porque é considerado um dos melhores: Arrigo Sacchi deu uma aula de tática com o Milan de 1987/91. A equipe italiana atuava no 4-4-2 com uma compactação absurda, contando com muita comunicação entre os defensores e conscientização dos meio-campistas de que todos precisam se unir em prol do resultado. Outra característica interessante era a forma de se defender atacando a bola, e não esperando o adversário. Essa ação tinha riscos, mas com as roubadas no ataque ocasionavam em muitas oportunidades de gols.
Barcelona (2008 – 2012)
. Time base 4-3-3: Victor Valdés; Daniel Alves, Piqué (Rafa Márquez/Touré), Puyol e Abidal (Sylvinho); Busquets, Xavi e Iniesta; Lionel Messi, Pedro (Eto’o/Sanchéz) e David Villa (Henry/Fàbregas). Treinador: Pep Guardiola.
. Títulos: 2 Mundiais de Clubes; 2 Champions Leagues; 2 Supercopas da UEFA; 3 Campeonatos Espanhóis; 2 Copas do Rei; 3 Supercopas da Espanha.
. Destaques individuais: Este Barcelona é sem sombra de dúvidas um dos times mais marcantes no início do século 21. Sob comando de Pep Guardiola, ex atleta do clube e com muita influência de Johan Cruyff, seu técnico no próprio Barcelona, uma inovação tática se viu no mundo. Um Futebol Total do novo século. Também estavam presentes neste time nomes como Xavi e Iniesta, os principais jogadores espanhóis de todos os tempos, além de Lionel Messi, para muitos o segundo melhor jogador de todos os tempos, ultrapassando até mesmo Diego Maradona.
Porque é considerado um dos melhores: O Barcelona de Guardiola e Lionel Messi encantou o mundo. O sistema tático, com rápidas trocas de passe, girando a bola de pé em pé, sem pressa, tudo executado perfeitamente como forma de dominar o adversário. Era lindo, mágico, parecia tudo muito simples, fácil de se fazer. O mundo todo parava para acompanhar o Barça, que não dominou apenas a Espanha, mas sim a Europa e o mundo.
Bayern de Munique (2012 – 2020)
. Time base 4-1-4-1: Manuel Neuer; Philipp Lahm (Kimmich / Pavard), Jérôme Boateng (Daniel Van Buyten), Holger Badstuber (Dante) e David Alaba (Davies); Bastian Schweinsteiger (Goretzka) e Toni Kross (Javi Martínez / Luiz Gustavo / Thiago); Arjen Robben (Gnabry / Coutinho), Thomas Müller e Frank Ribery (Coman / Perisic); Robert Lewandowski (Mario Gómez / Mario Mandzukic / Claudio Pizarro). Treinadores: Jupp Heynckes, Pep Guardiola, Niko Kovac e Flick.
. Títulos: 2 Champions League; 8 Campeonatos Alemães; 5 Supercopas da Alemanha; 5 Copas da Alemanha; 2 Supercopas da UEFA, 1 Mundial de Clubes.
. Destaques individuais: Como são praticamente duas gerações, são diversos nomes de destaques. Entre eles Arjen Robben e Franck Ribery, uma dupla fantástica, também Philipp Lahm e Robert Lewandowski, dois símbolos de cada geração. Mas o destaque é para as principais bandeiras do clube nesse período, Manuel Neuer e Thomas Müller.
Porque é considerado um dos melhores: Uma revolução que começou com Jupp Heynckes e prosseguiu com Pep Guardiola. Se domínio dos Bávaros em solo alemão já era gigante, nesse período ele aumentou e a perspectiva para os outros times da Alemanha é muito pequena de mudar isto. Essa geração certamente merece um lugar entre os melhores times da história do clube, e com um detalhe, ainda pode aumentar os títulos já que segue muito forte e com apetite de mais títulos em sua galeria.
Real Madrid (2015 – 2018)
. Time base 4-3-3: Keylor Navas; Carvajal, Sergio Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Benzema, Isco (Bale) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane
. Títulos: 3 Champions Leagues; 3 Mundiais de Clubes; 2 Supercopas da UEFA; 1 Campeonato Espanhol; 1 Supercopa da Espanha.
. Destaques individuais: Apesar de contar com muitos craques, o principal destaque individual do Real Madrid de 2015-2018 não poderia ser outro a não ser ele, o gajo Cristiano Ronaldo. CR7 comandou o time no tricampeonato da Liga dos Campeões, sendo completamente decisivo e guiando os Galácticos em todas as conquistas. Também podemos citar outros destaques como o zagueiro Sérgio Ramos, o lateral Marcelo, além do trio de meio campistas Casemiro, Toni Kross e Luka Modric. No ataque, o francês Benzema.
Porque é considerado um dos melhores: Este Real Madrid sempre esteve à sombra do Barcelona de Lionel Messi e cia. Porém, após a chegada de Zinedine Zidane, agora, como técnico dos Merengues, o time subiu de patamar. Sem muito alarde, e Zizou aproveitando o auge de CR7, os galácticos foram fatais quando eram para ser. Esse é daqueles times que simplesmente as conquistas – quase imprevisíveis – o colocaram nesta lista dos melhores times de todos os tempos. Porém, nada mais merecido.
3 Comments
Um fato curioso é que o Vasco da Gama foi jogar o Torneio de Paris de 1957 e venceu por 4×3 a equipe do Real Madrid na final, uma das melhores equipes da história do futebol brasileiro, o Expresso da Vitória. Merecia um destaque na matéria também.
Saudações para quem é fã deste esporte como eu! Gostaria de registrar uma informação que talvez tenha faltado na matéria: o Ajax do Cruyff ganhou o Mundial de Clubes de 1972, um título mais que merecido para o time e para ele!!! Espero que eu tenha podido contribuir. Meus cumprimentos…
Excelente contribuição, Marcio! Adicionamos a informação. Abs!