Quais os maiores artilheiros da Seleção Brasileira?
Índice
- 1 Os 15 principais artilheiros
- 2 1️⃣ Pelé (92 jogos – 77 gols)
- 3 2️⃣ Neymar (121 jogos – 75 gols)
- 4 3️⃣ Ronaldo Fenômeno (92 jogos – 62 gols)
- 5 4️⃣ Romário (70 jogos – 55 gols)
- 6 5️⃣ Zico (71 jogos – 48 gols)
- 7 6️⃣ Jairzinho
- 8 7️⃣ Roberto Rivellino (122 jogos – 43 Gols)
- 9 8️⃣ Bebeto (75 jogos – 39 gols)
- 10 9️⃣ Leônidas da Silva (37 jogos – 37 gols)
- 11 1️⃣0️⃣ Rivaldo (74 jogos – 34 gols)
- 12 1️⃣1️⃣ Tostão
- 13 1️⃣2️⃣ Ademir de Menezes
- 14 1️⃣3️⃣ Ronaldinho Gaúcho
- 15 1️⃣4️⃣ Zizinho
- 16 1️⃣5️⃣ Kaká
- 17 Neymar vai se tornar o maior artilheiro na história do Brasil?
A seleção com o maior número de craques que defenderam seu país, certamente é a do Brasil. Astros do passado como Patesko, Heleno de Freitas, Vavá, Quarentinha, Baltazar, Didi, Sócrates, Jairzinho se tornaram artilheiros pela Seleção Brasileira. E astros da atualidade como o caso de Neymar, também trilha o mesmo caminho daqueles que o antecedeu.
Todos eles têm em comum os gols marcados pela Seleção Brasileira, e muitos deles importantes em campanhas vencedoras ou não. Com tantos nomes importantes, e uma coleção quase infinita de gols, muitos torcedores não sabem quem são os principais artilheiros.
Mas um nome certamente é cravado, o do Rei Pelé, que é o maior artilheiro da Seleção Brasileira. Mas, sua primeira posição está “ameaçada”, e vamos indicar quem pode ultrapassá-lo além de outros grandes artilheiros.
Os 15 principais artilheiros
A lista considera gols em partidas oficiais e amistosos não considerados oficiais pela FIFA. Assim, o critério usado é ter marcado gols representando a Seleção Brasileira. Hoje em dia há muitos mais jogos considerados oficiais do que antigamente, e isso excluiria nomes importantes que vestiram a camisa amarela mais famosa do mundo nesta lista.
1º Pelé
2º Neymar
3º Ronaldo Fenômeno
4º Romário
5º Zico
6º Jairzinho
7º Rivellino
8º Bebeto
9º Leônidas da Silva
10º Rivaldo
11º Tostão
12º Ademir de Menezes
13º Ronaldinho Gaúcho
14º Zizinho
15º Kaká
1️⃣ Pelé (92 jogos – 77 gols)
O Rei do Futebol pode até vir a ser superado por Neymar, como maior artilheiro na história da seleção brasileira. E isso rapidamente deve acontecer. Porém, a história que Pelé escreveu dentro de campo, nenhum outro jogador jamais conseguirá alcançar.
Maior jogador na história do futebol, iniciou sua passagem pela seleção brasileira ainda antes de completar 18 anos de idade. É o único jogador a ter três conquistas de Copa do Mundo, e um dos quatro jogadores a marcar em duas finais diferentes.
Em 92 jogos com a amarelinha, Pelé marcou 77 gols, sendo 12 deles espalhados nas quatro edições de Copa do Mundo. Estreou na Seleção Brasileira meses antes da Copa de 1958, convocado pelo treinador Vicente Feola, e ajudaria o Brasil a trazer o primeiro campeonato mundial, formando uma dupla fantástica com outro gênio: Mané Garrincha.
. Pelé, em 92 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 77 gols.
2️⃣ Neymar (121 jogos – 75 gols)
todo dia um fotão do Neymar na seleção até a copa
– dia 42 pic.twitter.com/KxhXsnqD9Z
— neymar jr 🇧🇷 (@acessoneymar) October 18, 2022
O principal astro no momento do futebol brasileiro, Neymar tem um repertório muito variado de jogadas. Os dribles desconcertantes, além de exímio finalizador, rapidamente o levaram a atuar pela Seleção Brasileira – assim como o maior artilheiro na história do Brasil, Pelé. Estreou em 2010, após a Copa do Mundo daquele ano, que teve um grande clamor por sua convocação que não fora atendida pelo então técnico Dunga.
Desde então, se tornou o principal jogador da Seleção Brasileira, e hoje com 30 anos se aproxima a cada partida da marca de Pelé como artilheiro máximo da Seleção Brasileira. Tem 121 jogos e 75 gols marcados, e ao que tudo indica ainda muita estrada pela frente.
. Neymar, em 121 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 75 gols.
3️⃣ Ronaldo Fenômeno (92 jogos – 62 gols)
Durante muito tempo foi um dos principais artilheiros da Seleção Brasileira, inclusive decidindo uma Copa do Mundo ao lado de Rivaldo. Ronaldo Fenômeno venceu duas Copas do Mundo, uma onde não entrou em campo, e a outra como protagonista e artilheiro da competição, em 2002.
Estrou em 1994 na Seleção Brasileira, contra a Argentina em amistoso antes do mundial de 1994. Seu poder de finalização e suas arrancadas eram decisivos, além dos dribles curtos e rápidos que aplicava nos adversários. Até 2014 era o maior artilheiro das Copas do Mundo, quando foi superado pelo alemão Miroslav Klose.
. Ronaldo Fenômeno, em 92 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 62 gols.
4️⃣ Romário (70 jogos – 55 gols)
O Baixinho é outro craque brasileiro que pode afirmar que decidiu uma Copa do Mundo. Romário foi o principal jogador da campanha Brasileira de 1994, quando marcou 5 gols no torneio. Porém, antes de chegar ao mundial, Romário garantiu a classificação para a Copa quando voltou a ser convocado depois de alguns anos afastado da Seleção, na última partida das Eliminatórias.
Romário participou de 70 jogos com a camisa do Brasil e marcou 55 gols. Mesmo assim, sua carreira poderia ter sido muito maior com a Seleção Brasileira. O Baixinho teve muitos problemas físicos e de relacionamento, que o afastaram de algumas competições, como a Copa de 1998 e a de 2002, principalmente.
. Romário, em 70 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 55 gols.
5️⃣ Zico (71 jogos – 48 gols)
Maior jogador na história do CR Flamengo, Zico conduziu a maior geração na história do clube Rubro-Negro. Também fez parte de um período inesquecível da Seleção Brasileira, lembrada pela Copa do Mundo em 1982. Embora eliminada de maneira decepcionante, é até os dias de hoje lembrada como uma das grandes seleções brasileiras, e Zico era peça chave no elenco. Isso atuando ao lado de Sócrates, Paulo Roberto Falcão, Toninho Cerezo, Éder e muitos outros.
Apesar disso, o craque mostrou o futebol de técnica apurada e precisão em cobranças de faltas e arremates de média distância que o consagraram durante toda a carreira.
. Zico, em 71 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 48 gols.
6️⃣ Jairzinho
O Furacão da Copa de 1970 era um jogador com alto poder de finalização e muito oportunista. Jairzinho é o único jogador da história a fazer gols em todas as partidas de um mundial, por isso o apelido acima. Grande ídolo do Botafogo/RJ, o atacante era considerado um dos melhores de sua posição em todo mundo.
Com 44 gols marcados em 105 jogos, Jairzinho foi campeão mundial em 1970 após marcar gols mostrando todo seu repertório. Ainda jogou o mundial de 1974, e mesmo com O Brasil não jogando tão bem, o atacante marcou dois gols. Não é a toa que o craque se tornou um dos principais atacantes do futebol mundial de sua geração.
7️⃣ Roberto Rivellino (122 jogos – 43 Gols)
Outro importante integrante da Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo 1970, foi Rivellino. Dono de um chute poderoso e preciso, o “Patada Atômica” fez história com as camisas de SC Corinthians e da “Máquina Tricolor” do Fluminense. Esteve presente na disputa de três Copas do Mundo, sendo o substituto do “Rei Pelé” nos mundiais de 1974 e 1978, vergando a camisa 10!
Atuando como ponta esquerda (como em 1970), como o clássico 10, Riva participou de 122 jogos pelo Brasil, tendo anotado 43 gols. Um dos maiores craques do futebol mundial, Rivellino encantou uma geração inteira com sua habilidade, atuando em um dos principais períodos do futebol brasileiro, quando os times eram verdadeiras seleções.
Para se ter uma ideia do tamanho de sua qualidade, Roberto Rivellino foi a grande inspiração de Diego Maradona.
8️⃣ Bebeto (75 jogos – 39 gols)
Um dos principais jogadores na conquista da Copa do Mundo em 1994, Bebeto é outro daqueles atacantes únicos e que somente o futebol brasileiro poderia ter criado. Ainda jovem seria considerado um substituto de Zico no Flamengo, e não demoraria para vestir a amarelinha e, mais do que isso, se dar muito bem com ela.
Ainda sem ter a titularidade na Copa do Mundo 1990, para o mundial seguinte Bebeto chegaria na ponta dos cascos, como um dos principais atacantes do mundo. Ainda formaria uma dupla arrebatadora com o baixinho Romário. Fez gols importantes durante a campanha do tetracampeonato mundial.
Outros momentos de destaque com a amarelinha aconteceria na Copa América de 1989, quando ajudou o Brasil a vencer a competição após 40 anos de jejum, e disputada em seu território. Também estaria presente no vice-campeonato mundial em 1998, quando substituiu Romário, lesionado, fazendo dupla de ataque com outro gênio: Ronaldo Fenômeno.
. Bebeto, em 75 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 39 gols
9️⃣ Leônidas da Silva (37 jogos – 37 gols)
O Diamante Negro, como era conhecido, foi um dos principais atacantes brasileiros que antecedera o período de Pelé. Leônidas da Silva teve médias de gols impressionantes durante toda sua carreira, principalmente no Flamengo e no São Paulo onde teve maior sucesso. Sua trajetória na Seleção Brasileira teve como ponto marcante a Copa de 1938, quando foi escolhido o melhor jogador do torneio.
Leônidas detém a melhor média de gols entre os principais jogadores que vestiram a camisa verde e amarela. Sua média deum gol por partida é praticamente inalcançável.
. Leônidas da Silva, em 37 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 37 gols
1️⃣0️⃣ Rivaldo (74 jogos – 34 gols)
Como um dos melhores jogadores de sua geração, o meia atacante Rivaldo é considerado por muitos como um subestimado. Muito por sua personalidade tímida. Iniciou sua passagem pela Seleção do Brasil em 1993, após se destacar por Mogi Mirim e chegar por empréstimo ao Corinthians. Ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atalanta-1996, já vestindo a 10, mas terminando com um dos culpados por não ter chego a final.
Mesmo assim, a partir dali passaria a ser uma figura na seleção brasileira, mas viria a se destacar mesmo na Copa do Mundo de 1998, com o vice campeonato, mas fazendo um mundial impecável. Seria campeão da Copa América em 1999, e da Copa do Mundo em 2002, marcando cinco gols na campanha que trouxe o pentacampeonato.
. Rivaldo, em 74 jogos com a Seleção Brasileira, marcou 37 gols
1️⃣1️⃣ Tostão
Um dos maiores gênios do futebol mundial, Tostão foi um dos principais atacantes que vestiram a camisa do Brasil. Ao lado de Pelé, Jairzinho, Rivellino e muitos outros craques, integrou a inesquecível Seleção Brasileira ganhadora da Copa de 1970. Porém, antes disso, atuou na fraca campanha da Copa de 1966, em apenas uma partida onde marcou o gol na derrota para a Hungria.
Mesmo com um grava problema no seu olho esquerdo, Tostão conseguiu se recuperar do descolamento de retina as vésperas do mundial de 1970. Mesmo com a milagrosa recuperação, sua carreira foi abreviada. Pela Seleção, atuou em 75 jogos e marcou 36 gols, sendo um dos principais jogadores de sua geração.
1️⃣2️⃣ Ademir de Menezes
Ademir de Menezes foi um jogador que viveu a grande frustração da Copa do Mundo de 1950. Conhecido como “Queixada” o atacante que se destacou no Vasco da Gama, atuava em qualquer posição do ataque, e foi um dos pioneiros a mostrar versatilidade no ataque. Sua velocidade era um diferencial, e se aproveitava de lançamentos longos de seus companheiros.
Foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, mas o feito não é tão lembrado, tamanha a frustração da derrota para o Uruguai que silenciou mais de 200.000 torcedores no Maracanã. Com os nove gols, Ademir de Menezes é o brasileiro que mais marcou gols em uma edição de Copa do Mundo. Somando todas suas partidas pela Seleção, fez 35 gols em 41 jogos.
1️⃣3️⃣ Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho Gaúcho virou o jogo contra a Inglaterra na Copa de 2002 com um golaço de falta! Lembra? Dá RT! pic.twitter.com/qle6SFBoxT
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) April 25, 2014
Atuando como meia ou como atacante, Ronaldinho Gaúcho é considerado um dos jogadores mais talentosos da história. Seus dribles mágicos o consagraram junto com sua eficiência em finalizar para o gol e em passes que deixavam seus companheiros na cara do gol. Estreou na Seleção Brasileira em 1999, e na Copa América do ano, marcou um gol antológico. Deu um chapéu no zagueiro da Venezuela e bateu forte no canto.
Ronaldinho fez parte do time campeão da Copa do Mundo de 2002, e teve boa participação com dois gols no torneio. Um deles, em uma cobrança de falta de longa distância, encobrindo o goleiro inglês David Seaman. Em 99 jogos marcou 34 gols, que o colocam com um dos principais artilheiros da Seleção Brasileira.
1️⃣4️⃣ Zizinho
O craque Zizinho fez muito sucesso em sua carreira atuando pelo Flamengo e o Bangu, principalmente. Conhecido como o sucessor de Leônidas da Silva, o meio-campista foi a grande inspiração de Pelé no futebol, considerado ídolo do Rei. Era o grande craque da Seleção Brasileira na Copa de 1950, inclusive eleito o melhor jogador do torneio.
Apesar da derrota na partida derradeira, foi o melhor do time no jogo contra o Uruguai. Além disso, sua ausência no mundial de 1954 foi sentida, tudo por conta de uma discussão a respeito do “bicho”, onde como capitão questionou a diminuição do prêmio. Foram 54 jogos e 31 gols com a Seleção Brasielira.
1️⃣5️⃣ Kaká
O habilidoso e eficiente Kaká completa nossa lista de artilheiros da Seleção Brasileira. O meio-campista esbanjava técnica e elegância dentro de campo. Além disso, mostrava bom poder de finalização com ambas as pernas, e assim se consagrou pelo São Paulo e pelo Milan. Na Seleção Brasileira estreou às vésperas da Copa do Mundo de 2002.
Embora parte do elenco, jogou poucos minutos contra a Costa Rica e não entrou a tempo do apito final na decisão. Ainda jogou as Copas de 2006 e 2010, ambas como um dos principais nomes dos elencos. Marcou apenas um gol em mundiais, mas ao todo fez 31 gols com a Seleção em 95 jogos.
Neymar vai se tornar o maior artilheiro na história do Brasil?
Há alguns anos atrás a marca de Pelé como maior artilheiro da Seleção Brasileira parecia inalcançável. Mas, um jogador está muito perto de alcançar o Rei e ultrapassá-lo no topo da lista. Neymar é hoje o principal jogador do Brasil, e a exemplo do Rei começou cedo sua carreira na Seleção.
Com um grande número de jogos, e ainda com certo tempo de carreira pela frente, certamente ele conseguirá passar Pelé. A marca pode ser alcançada na Copa do Mundo de 2022, e pode ser comemorada com o título mundial, por que não? Afinal, é de uma grande atuação que o jogador precisa para se consolidar como um dos maiores de sua geração, apagando fiascos recentes nos quais foi protagonista.