Juninho Paulista teve passagem histórica na Premier League!
Após aparecer como um talismã decisivo, Juninho foi aos poucos ganhando ainda mais espaço em um vitorioso e estrelado São Paulo, de Telê Santana. O rápido meia atacante chegou o clube no segunda semestre de 1993, após excelente Campeonato Paulista pelo Ituano. E em 1995 Juninho já era uma das principais promessas do futebol brasileiro, e presente nas convocações da seleção brasileira o jovem atuou e foi bem demais na Copa Umbro, disputada na Inglaterra. Inclusive, a conquista veio após vitória sobre a seleção da casa, com show do jovem trio formado por Juninho, Ronaldo e Edmundo.
O bom desempenho daquele baixinho de 1,65m, então com apenas 22 anos, chamou a atenção de diversas equipes européias, em especial do inglês Middlesbrough, que naquele 1995 havia acabado de conquistar o acesso para a Premier League. O então jogador-treinador da equipe, Bryan Robson, acabou por se encantar com o rápido brasileiro, e chegaram com uma proposta de £4,750,000 para levar o jogador para a Inglaterra.
Era um período que poucos atletas brasileiros eram “recrutados” para atuar na Inglaterra, e na recém-criada Premier League, que passou a utilizar este nome no ano de 1992. Naqueles anos, dificilmente os clubes ingleses possuíam jogadores da América do Sul, que não faziam parte da comunidade européia. Era outra época, ainda estava começando a globalização no mundo do futebol. E a verdade é que poucos acreditavam que Juninho daria certo num futebol conhecido pela sua extrema força física. O atleta desmentiria a todos.
Pentacampeão do mundo é, até hoje, reconhecido no Middlesbrough
Na primeira temporada de Juninho no futebol ingês, a equipe que entraria apenas para não ser rebaixada, terminou a temporada 1995-1996, na 12ª colocação da Premier League. O jogador teve boas atuações, mas seria na temporada seguinte que, já adaptado, Juninho realmente começaria a brilhar. Em 35 partidas pelo Boro na PL 1996-1997, o meia anotou 12 gols, se tornando um dos principais e mais talentosos jogadores em solo inglês.
Neste ano mágico do time do nordeste da Inglaterra, eles chegaram até as finais da FA Cup e da Football League Cup, esbarrando na decisiva para Chelsea e Leicester, respectivamente.
Com todo esse desempenho, Juninho foi eleito o melhor jogador da Premier League 1996-97, em feito único para um jogador brasileiro. Tudo caminhava bem em sua passagem pela Inglaterra até que o Middlesbrough perderia pontos no tribunal, ocasionando na queda para a 2ª Divisão.
Desta maneira o brasileiro foi negociado com o futebol espanhol, para o Atlético de Madrid, que desembolsou £12,000,000 para contar com o meia, que também teria marcante passagem.
Four Four Two: Prestigiada revista coloca Juninho entre os melhores da Premier League
Juninho ainda retornaria mais duas vezes para atuar pelo Middlesbrough, sem o brilho da primeira passagem, porém, só fortalecendo sua história no clube que, garante, até os dias de hoje para os torcedores do Boro que ainda acham que Juninho é o maior jogador na história do Middlesbrough. E para confirmar isso, a conceituada revista inglesa Four Four Two fez uma lista dos melhores jogadores na história da Premier League, e Juninho está entre os 100 principais.
Com o francês Thierry Henry como o melhor na história da Premier League, além de Juninho outros quatro brasileiros aparecem na lista.
- 78ª posição – Roberto Firmino (Liverpool)
- 82ª poisção – Juninho Paulista (Middlesbrough)
- E para fechar a lista de brasileiros com grande história na Premier League ainda temos Fernandinho (Manchester City) e Gilberto Silva (Arsenal).
Encerra passagem no “Boro” com título
Após vitoriosa passagem pelo Vasco da Gama, onde se transformaria em Juninho Paulista, além de Flamengo e Atlético de Madrid, o Middlesbrough decidiu novamente investir no retorno de Juninho. Eles pagaram £6,000,00 aos espanhóis pelo atleta, então com 29 anos, e que havia acabado de se tornar campeão do mundo com a seleção brasileira.
Em seu “último ato” no Boro, o brasileiro atuou por duas temporadas (2002 até 2004) ajudando a levar o clube a conquista da Copa da Liga na temporada 2003-04.
Um feito incrível na história do clube, sendo que no caminho até o título o Middlesbrough passou por Everton, Tottenham e Arsenal. Na final, triunfo por 2 a 1 diante do Bolton, com Juninho Paulista sendo o destaque. Na Premier League, Juninho seguiu sendo um dos expoentes do clube, ajudando a manter o clube na primeira divisão inglesa.
Após a temporada 2003-04, foi colocado um ponto final na passagem de Juninho pela Inglaterra, sendo vendido para o Celtic, da Escócia.