Há dez anos, Ronaldo Fenômeno anunciava aposentadoria!
Um dos maiores de todos os tempos, R9 parou em 2011, aos 34 anos
Há exatos dez anos, no dia 14 de fevereiro de 2011, Ronaldo Fenômeno anunciava que estava se despedindo dos gramados, aos 34 anos, após carreira fantástica. Um dos maiores atacantes na história do futebol, Ronaldo superou diversas contusões para conquistar o mundo em 2002 com a seleção brasileira.
Após surgir no Cruzeiro em 1993, estava no grupo do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1994. Se transferiu para o PSV, da Holanda, para em seguida passar por Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan, até decidir retornar ao Brasil para atuar pelo Corinthians. Já fora de forma e acima do peso, ainda mostrou lampejos de um craque que havia ficado num passado já distante.
Um dos grandes atacantes de todos os tempos, Ronaldo praticamente revolucionou toda uma geração. Ele unia técnica, habilidade, com muita força física e faro de gol, numa precisão até então nunca vista antes. Foi eleito o melhor do mundo em 1996, 1997 e 2002.
Em seu período de Internazionale, depois de ficar cinco meses afastado dos gramados por uma contusão no joelho, voltou para, já em seguida, sofrer a sua mais dura contusão na carreira, no joelho direito. Foi durante a final da Copa da Itália, contra a Lazio, em uma imagem que rodou e chocou o mundo. Muitos acreditavam que Ronaldo não conseguiria retornar aos gramados.
Seu retorno foi gradual, e quando ninguém mais acreditava nele, Luis Felipe Scolari o convocou para Copa do Mundo de 2002, competição que se sagrou campeão, com dois gols na grande final, contra a Alemanha. Teve excelente passagem pelo Real Madrid, ao lado dos Galácticos, porém, aquele fenômeno, imparável, com piques e explosões de 30 metros, dificilmente veríamos novamente.
Final de Carreira
A carreira de Ronaldo foi espetacular. Apesar da passagem já cambaleante pelo Corinthians, também era espetacular em vê-lo. Com gols importantes e decisivos, Ronaldo fez a alegria da Fiel Torcida entre os anos de 2009 e 2011, quando em 69 partidas, anotou 35 gols, além de conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, ambos em 2009.
Mas a lembrança daquele jovem explosivo, de 1994 até meados de 1999, com certeza se tratou de um dos maiores atletas de todos os tempos. Era mágico!