Final Campeonato Brasileiro 1976: Tudo sobre Internacional x Corinthians!
Índice
A final do Campeonato Brasileiro de 1976 colocou frente a frente SC Internacional e SC Corinthians, dois clubes com realidades diferentes na época. Então campeão brasileiro da temporada anterior, defendia o título com um dos maiores esquadrões na história do futebol brasileiro. Já o Corinthians seguia em um jejum de títulos que já perdurava 22 anos.
Embora o longo período incomodasse a torcida do Timão, ela se mostrava cada vez mais fiel ao time, e chegava naquela final para acabar com este jejum e levantar o primeiro título nacional do clube. Isso em meio a uma campanha histórica, que contou com momentos como a “Invasão Corinthiana”, no Estádio do Maracanã, válido pelas semifinais, contra o Fluminense.
➡️ Compartilhe pelo WhatsApp
➡️ Compartilhe pelo Telegram
Já o time Colorado, liderados pelo jovem craque Paulo Roberto Falcão, e contando ainda com jogadores históricos como Figueroa, Manga e Dadá Maravilha, chegava a grande final como favoritos. Mas a história dessa final entre Corinthians x Internacional, nós vamos detalhar neste artigo!
Sobre o Campeonato Brasileiro 1976
O Campeonato Brasileiro de 1976 trouxe o acréscimo de 12 clubes em comparação a disputa de 1975, com a participação de 54 equipes, em três fases de grupos ao longo do torneio, que foi disputada entre os dias 29 de agosto e 12 de dezembro. A época, a CBD chamou a competição de Copa Brasil.
Com os maiores clubes do país na disputa, praticamente todos os principais jogadores brasileiros atuavam em território nacional, colocando a disputa no mais alto nível.,
Uma curiosidade do torneio estava no sistema de pontuação. Uma vitória simples valia dois pontos, mas se esta vitória fosse com uma diferença maior de dois gols, seriam somados três pontos. O campeonato não teve rebaixamento, seguindo com o critério de classificação baseado nos estaduais.
- Dario, o Dadá Maravilha, do Internacional, foi o artilheiro da competição com 16 gols marcados;
- Já o zagueiro chileno Elias Figueroa, também do Inter, foi escolhido como o melhor jogador da competição, recebendo a Bola de Ouro da Revista Placar.
A campanha do SC Internacional
O caminho para o Internacional chegar a final do Brasileirão 1976 teve que ser passado por 3 fases. Apontado como um dos favoritos ao título, o Internacional contava com um poderoso elenco, e era a equipe a ser batida.
- Na primeira fase, o Inter passou em 1º lugar do Grupo A, com sete vitórias e apenas uma derrota, para o Caxias/RS.
- Já na segunda fase, o Colorado terminou novamente em 1º lugar, desta vez com quatro vitórias e um empate.
- Na terceira fase, o time gaúcho também terminou na 1ª colocação, garantindo uma vaga para as semifinais!
A campanha do SC Corinthians
Já o Corinthians, com um time um pouco menos técnico, tinha na raça a sua principal característica. O lateral direito Zé Maria, era o principal ícone do time que viria a ser vice campeão brasileiro. Além disso, o jejum de conquistas já incomodava demais clube e torcedores, e a pressão se mostrava cada vez maior.
- Na primeira fase, o Timão terminou em 1º lugar do Grupo C, com cinco vitórias e um três empates.
- Durante a continuação do Brasileiro 1976, o Corinthians ficou em 3º do Grupo H, e ainda assim se classificou à terceira fase, com três vitórias e duas derrotas.
- Na 3ª fase, o time paulista terminou na 2ª posição, garantindo assim sua vaga para as semifinais do Campeonato Brasileiro 1976.
Semifinais do Brasileirão 1976
A terceira fase do Campeonato Brasileiro de 1976 contou com dois grupos (Q e R), com nove times em cada um, sendo que os dois primeiros colocados se calassificariam para as semifinais. Corinthians e Internacional estavam juntos no Grupo Q, e ali aconteceria o primeiro embate entre eles, antes da grande final.
Com o time gaúcho terminando em 1º e o Corinthians em 2º, teríamos as seguintes semifinais, disputadas apenas em uma partida!
Internacional x Atlético/MG:
O Colorado obteve uma vitória dramática contra o rival mineiro, com um gol histórico de Paulo Roberto Falcão, no apagar das luzes. Após saírem atrás do marcador, o Inter empatou somente aos 28 minutos do segundo tempo. E no apagar das luzes, após tabela de cabeça entre Falcão e Escurinho, o craque Colorado decretou a vitória do Inter por 2 a 1.
Fluminense x Corinthians:
Já na outra semifinal, uma partida que ficou marcada como a “Invasão Corinthiana”. Contra a Máquina Tricolor, de Rivelino, Doval, PC Caju, entre outros, o Timão conseguiu empate por 1 a 1, levando a disputa para os penaltis.
Com a torcida corintiana invadindo o Estádio do Maracanã, o time paulista levou a melhor e se classificou para a final do Campeonato Brasileiro.
Final Campenato Brasileiro 1976
O primeiro embate entre eles naquele Campeonato Brasileiro de 1976 aconteceu na terceira fase da competição. No Grupo Q, as equipes se enfrentariam no Estádio do Morumbi, com vitória do Corinthians por 2 a 1. Ainda assim, o Inter terminaria na 1ª colocação, e o Timão na 2ª.
Já a partida final, disputada em jogo único, se realizaria no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, no dia 12 de dezembro de 1976. O mando de campo foi do SC Internacional, pela equipe gaúcha ter realizado a melhor campanha em comparação ao rival. Isso, ao longo da competição.
Com 84.000 pessoas presentes, o Internacional era o favorito ao título, já que, além de jogar em seus domínios tinha, naquele momento, o melhor time do Brasil, repleto de estrelas.
Inter 1976 escalação:
Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Técnico: Rubens Minelli
Timão 1976 escalação:
Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladmir; Givanildo, Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu Cambalhota. Técnico: Duque
Internacional consagra-se bicampeão brasileiro
O total favoritismo do Colorado prevaleceu naquela partida. E, ainda que o goleiro Manga tenha sido um dos principais jogadores da final, o Inter não deu chances para o Corinthians levantar a taça. Sem a presença maciça de sua torcida, como ocorreu nas semifinais, no Maracanã, contra o Fluminense, o Timão sucumbiu ao poderio e técnica daquela belíssima e lendária equipe de futebol.
Aos 29 minutos do primeiro tempo, Dario, o Dadá Maravilha, abriu o placar. Após falta cobrada por Valdomiro ser desviada na barreira, o goleador subiu e ganhou de cabeça da defesa corinthiana para abrir o marcador.
O segundo golviria aos 21 minutos da 2ª etapa. O próprio Valdomiro bateu outra falta, que bateu no travessão e pingou dentro do gol. Uma dúvida pairou no ar, mas o gol foi confirmado pela arbitragem após uma breve confusão. E realmente a bola entrou.
O placar seguiu até o fim, consagrando o Internacional como bicampeão brasileiro.
Curiosidades da final Campeonato Brasileiro 1976
- Disputada no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre;
- Com público para 84.000 torcedores no total;
- José Roberto Wright foi o árbitro da decisão;
- Foi a primeira decisão entre os clubes, que voltaram a se encontrar em uma final apenas no ano de 2009, na Copa do Brasil e vitória do Corinthians;
- Embora com dois gols originados de bola parada, o Colorado foi superior ao Timão e mereceu a vitória;
- Valdomiro teve ótima atuação, participando dos dois gols colorados.
Inter x Corinthians: Rivalidade histórica!
A rivalidade entre o Internacional e Corinthians pode ser considerada histórica, já que se trata de dois dos maiores e mais vencedores clubes do Brasil. E após essa final Campeonato Brasileiro 1976, ela voltaria a pegar fogo no início dos anos 2000, quando, por exemplo, surgiram novos embates lendários, como no Campeonato Brasileiro de 2005 ou na final da Copa do Brasil de 2009. Mas, a final do Brasileiro de 1976 foi o primeiro confronto relevante entre as equipes.
O primeiro confronto entre Inter x Corinthians ocorreu em um amistoso disputado no Estádio do Pacaembu, em 1945, com vitória corinthiana por 4 a 1. Mas seria a partir da temporada de 1967 que os clubes passaram a se encontrar com mais frequência, por conta do campeonato nacional.
- 94 partidas disputadas
- 32 vitórias do Corinthians
- 23 vitórias do Internacional
- 39 empates
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram