Por que o Botafogo/RJ é conhecido como Estrela Solitária?
Índice
- 1 Lendas do Futebol tem Coleção Exclusiva com camisetas da Estrela Solitária!
- 2 O que significa a Estrela Solitária do Botafogo?
- 3 Estrela Solitária e a mística camisa 7 do Fogão
- 4 Garrincha: No futebol o maior símbolo da Estrela Solitária!
- 5 Botafogo 1995: Também com a sua estrela solitária, Tulio Maravilha!
- 6 Por que o Botafogo/RJ é chamado de Glorioso?
- 7 O escudo mais bonito do mundo?
O futebol brasileiro está repleto de tradições de Norte a Sul do país. Um dos principais centros culturais e esportivos do Brasil, o Rio de Janeiro é um dos estados que mais abriga essas heranças pelo seu histórico. Seja o Fla-Flu, o estádio do Maracanã, o Campeonato Carioca e suas equipes centenárias. E uma das agremiações mais famosas do estado tem como casa o bairro de Botafogo, que leva para dentro de campo o mesmo nome do tradicional distrito.
Fundado em 1894 como clube de remo, tem uma equipe oficial de futebol desde 1904, o Botafogo/RJ ao longo de sua existência se tornou um dos maiores clubes do Brasil. Duas vezes campeão brasileiro e com vinte e um títulos do Campeonato Carioca, o Glorioso é um clube de figuras célebres e únicas como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Heleno de Freitas, Manga, Túlio Maravilha, entre outros.
Lendas do Futebol tem Coleção Exclusiva com camisetas da Estrela Solitária!
O site Lendas do Futebol vem expandindo a sua marca e uma das ações é investir numa marca exclusiva de camisetas com estampas voltadas principalmente aos torcedores Raiz do Futebol Brasileiro.
E para homenagear uma das equipes com a mais incrível história do país, temos uma seção voltada ao Glorioso do Rio de Janeiro. Para adquirir estas ou outras peças da nossa coleção é muito fácil e rápido. Venha conhecer a nossa loja!
O que significa a Estrela Solitária do Botafogo?
Normalmente dado pelos prórpios torcedores – ou os torcedores rivais – todos os principais e mais tradicionais clubes do Brasil possuem diversas alcunhas. Uma das mais marcantes do futebol brasileiro é sem dúvida q Estrela Solitária do Botafogo/RJ. E este apelido surge de maneira curiosa, relacionada a equipe de remo do clube.
Os remadores do clube que chegavam cedo na enseada de Botafogo, frequentemente viam Vênus brilhando no céu e, como consequência, a Estrela D’Alva (um dos apelidos do planeta) começou a estampar os símbolos da equipe. Após a fusão do remo com o futebol anos depois, o símbolo já adotado se tornou marca do escudo do time de campo. O brasão do Botafogo Football Club foi desenhado em estilo suíço por Basílio Viana Júnior, um de seus fundadores.
Estrela Solitária e a mística camisa 7 do Fogão
Com muitas tradições dentro e fora dos gramados é natural que o time da Estrela Solitária também tenha um grande símbolo. E, ao longo das décadas, ele foi se criando em torno da famosa camisa 7, considerada a mais especial do Botafogo/RJ. Craques a vestiram ao longo da história alvinegra, realizando grandes feitos.
E, se essa história começaria com Paraguaio, atacante responsável pelo triunfo do Glorioso no Campeonato Carioca de 1948, seria quase um década depois, com Mané Garrincha fazendo história com o número 7 às suas costas. O Anjo das Pernas Tortas fez do número 7 um graande símbolo para o Botafogo, que com ele viveria um período mágico e único, rivalizando com o Santos, de Pelé e cia. A partir dai, e ao longo dos anos, a camisa 7 sempre foi o número preferido dos torcedores botafoguenses, uma espécie de amuleto para o clube. Após Garrincha ainda vestiram a camisa 7 craques e gênios como Jairzinho, Maurício e Túlio Maravilha.
Garrincha: No futebol o maior símbolo da Estrela Solitária!
Maior ídolo da Estrela Solitária, Mané Garrincha entrou em campo pelo Botafogo/RJ, 612 vezes, tendo anotado 245 bolas para a rede. A partir de sua carreira, camisa 7 se tornaria algo quase sobrenatural para os botafoguenses.
Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, chegou ao Glorioso em 1953. O Anjo das Pernas Tortas, como também ficou conhecido, era sinônimo de futebol arte. Pelo Botafogo/RJ, Garrincha venceu três Campeonatos Cariocas (1957, 1961 e 1962) e dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964).
Gênio de um período glorioso para o Botafogo, junto do Santos, eram a base da seleção bicampeã do mundo com a seleção brasileira – 1958 e 1962. Em 1962, no bicampeonato canarinho, Garrincha seria a principal estrela do Brasil na competição, já que seu grande parceiro, Pelé, se machucaria logo no início do torneio.
Botafogo 1995: Também com a sua estrela solitária, Tulio Maravilha!
Túlio Maravilha é o maior artilheiro da história do Botafogo em Brasileiros, somando 69 gols e também em uma única edição (23 gols em 1995). pic.twitter.com/KVVS0IB1vt
— Gol de Placa RJ (@GoldePlacaRJ) May 13, 2017
A qualidade, misturada à irreverência vestida com a camisa 7 ressurgiu em General Severiano na década de 1990, com o goleador Túlio Maravilha. O homem, que segundo as próprias contas, marcou mais de mil gols, chegou ao Botafogo de Futebol e Regtas pela primeira vez em 1994, para uma passagem inesquecível. Ainda retornaria ao Alvinegro em 1998 e 2000.
Em 1995, na primeira passagem pelo Glorioso, o camisa 7 fez uma temporada incrível, levando o clube a conquista do Campeonato Brasileiro, entre tantos gols, fazendo o do título, contra um fantástico Santos, de Giovanni. No Botafogo, Túlio marcou 167 gols, sendo o principal momento de sua carreira o triunfo no Brasileirão 1995.
Por que o Botafogo/RJ é chamado de Glorioso?
Além do marcante apelido de Estrela Solitária, o Botafogo/RJ também é conhecido como Glorioso. O adjetivo surgiu devido à campanha avassaladora do time no Campeonato Carioca 1910, torneio que a equipe preta e branca marcou 66 gols em 10 jogos, vencendo nove confrontos com muitas goleadas. Para o time alvinegro levantar a sua segunda taça do torneio deixou pelo caminho fortes rivais como o América/RJ e o Fluminense FC. O apelido de Glorioso ganhou ainda mais força na década de 1930, quando o Botafogo realizou o enorme feito de conquistar o tetracampeonato carioca – de 1932 a 1935.
O escudo mais bonito do mundo?
Não bastassem as conquistas que o Botafogo/RJ alcançou dentro de campo, fora dele o clube também coleciona vitórias devido à sua identidade. Em 2008, por exemplo, a revista japonesa T Sports Magazine elegeu os 100 escudos de futebol mais bonitos do mundo, com a insígnia do Glorioso na primeira colocação.
No ano seguinte, o site Esporte Fino promoveu um concurso parecido para eleger o escudo mais belo do planeta, e para tal missão, contou com a participação de diversos jornalistas brasileiros: mais uma vez o brasão do Botafogo foi o vencedor. O símbolo alvinegro também marcou presença em uma lista montada pelo famoso site norte-americano Bleacher Report, que selecionou os 20 escudos mais bonitos do mundo.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram