Em 1997, Torneio da França colocou grandes seleções em confronto!
Índice
- 1 Um ano antes da final do mundial de 1998, Brasil e França se enfrentaram
- 2 Dupla RO-RO em campo!
- 3 França vs Brasil: Golaço histórico de Roberto Carlos!
- 4 Outros grandes duelos no Torneio da França 1997
- 5 Brasil vs Itália: Duelo mais movimentado da competição!
- 6 Torneio da França 1997: Inglaterra termina como campeã e Del Piero como artilheiro
Um ano antes da final do mundial de 1998, Brasil e França se enfrentaram
Antes da Copa das Confederações se tornar como o principal evento-teste para a disputa da Copa do Mundo, outros torneios amistosos eram realizados para exercer tal função. Em 1997, ou seja, um ano antes da disputa da Copa do Mundo de 1998, a França realizou uma curta competição amistosa com grandes potencias como uma prévia para o que viria no ano seguinte. O “Torneio da França” funcionava de maneira simples, em quadrangular único de pontos corridos. Para a disputa foram convidadas a seleção brasileira (atual campeã do mundo), a Itália, inglaterra, além das donas da casa, a seleção da França.
Algumas das principais seleções naquele período, a disputa foi uma oportunidade de ver em campo craques do futebol mundial como, a dupla Ronaldo e Romário, Alessandro Del Pìero, Alan Shearer, além de Zinedine Zidane. Eram grandes seleções como jogadores que entrariam para um rol único dentro do futebol mundial.
Dupla RO-RO em campo!
A expectativa, na época, já era para a partida entre as donas da casa e a seleção brasileira. Atuais campeões do mundo, o Brasil ainda era, naquele período, a principal seleção do mundo, e que praticava o futebol mais atraente e ofensivo de todos. Além disso, a dupla de ataque Ronaldo e Romário era uma atração a parte. Juntos, o melhor jogador da Copa do Mundo de 1994, ao lado de um jovem Ronaldo que a cada dia se mostrava ainda mais imparável dentro dos gramados e era considerado o melhor do mundo.
França vs Brasil: Golaço histórico de Roberto Carlos!
E coube justamente a Brasil e França realizarem o jogo que daria o pontapé inicial no Torneio da França. Em duelo repleto de expectativas, os franceses ainda não eram uma seleção temida mundialmente, e tentavam desapegar do fantasma da eliminação precoce da Eurocopa 1996. Os brasileiros, com uma seleção fantástica, contavam com o favoritismo.
As seleções entraram em campo assim:
. França: Barthez, Blanc, Desailly (66′ Thuram), Candela, Lizarazu, Deschamps, Karembeu (14′ Vieira), Zidane, Pires (46′ Keller), Ba, Maurice.
. Brasil: Claudio Taffarel, Cafu, Aldair (87′ Gonçalves), Roberto Carlos, Célio Silva, Mauro Silva, Dunga, Leonardo, Romário (79′ Paulo Nunes), Giovanni (72′ Djalminha), Ronaldo.
Mas o que se viu foi um confronto de muito equilíbrio, e embora o Brasil tenha aberto o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. E esse gol saiu de forma histórica, em um golaço de Roberto Carlos até hoje lembrado e que ultrapassa os limites da física. Do meio da rua, bateu uma de suas famosas faltas, que tiravam o fôlego de qualquer torcedor. Ao bater de forma incrível, o lateral fez com que a bola pegasse um efeito impressionante, sem chances para o goleiro francês Fabien Barthez.
Hoy cumple años el autor del mejor gol de tiro libre de la historia. Hoy cumple años ROBERTO CARLOS 🙌🇧🇷
↩️ El efecto que se ve en la repe que toma la pelota 🤤 pic.twitter.com/W3zQYB9DgD
— Diario Olé (@DiarioOle) April 10, 2020
Com a desvantagem no placar, os franceses foram atrás do prejuízo, principalmente na segunda etapa. Taffarel foi um dos principais destaques daquele jogo, com grandes defesas.
E não demorou para que a seleção francesa empatasse a partida, logo no início do segundo tempo. Aos 10 minutos, o atacante Ibahim Ba chamou os brasileiros para dançar, e tocou para o atacante Maurice finalizar. Taffarel fez grande defesa, mas a bola sobrou para o meia Marc Keller somente empurrar para o fundo do gol.
Com o gol dos franceses, a partida continuou empatada em 1 a 1 até o apito final do árbitro dinamarquês Kim Milton Nielsen. Os astros das duas seleções como Ronaldo, Romário e Zidane pouco brilharam naquele jogo, decepcionando àqueles que esperavam algo deles.
Outros grandes duelos no Torneio da França 1997
Muito além de Brasil e França, o Torneio da França 1997 contou com outras grandes partidas. Itália e Inglaterra foi um deles. Nela, os ingleses levaram a melhor, por 2 a 0, com gols de Ian Wright e Paul Scholes. Na sequência, os ingleses voltaram a fazer mais uma vítima e venceram a França pelo placar mínimo. O lendário atacante Alan Shearer anotou o único gol do confronto nos últimos 5 minutos da partida.
Todavia, a seleção britânica parou apenas no Brasil, quando foram derrotados por 1 a 0, com gol de Romário. Naquele confronto, o baixinho recebeu um passe açucarado de Leonardo, na entrada da grande área, para finalizar como era de sua característica, com apenas um toque sútil. Tirando qualquer chance de defesa do goleiro David Seaman.
Assim como os britânicos, os italianos comandados por de Del Piero, Christian Vieri e Albertini, também deram muito trabalho para as seleções de Brasil e da França. Contra os brasileiros, em jogo movimentado e com muitos gols, terminou empatado por 3 a 3. Contra os franceses, outra partida movimentada e com gols. Outro empate, agora por 2 a 2, com gols de Zinedine Zidane e Djorkaeff para a França, enquanto Casiraghi e Del Piero marcaram para a Azzurra.
Brasil vs Itália: Duelo mais movimentado da competição!
Ronaldo e Albertini, em um Brasil x Itália em 1997#Moments #fanaticos #italy #Brazil pic.twitter.com/y1dhu1SZ6e
— Fanáticos (@fanatics_fc) November 10, 2016
Em meio a tantos confrontos, um que marcou aquele Torneio da França também foi entre Brasil e Itália, um repeteco da última final de Copa do Mundo. Em empate por 3 a 3, colocou frente a frente a seleção mais ofensiva do mundo contra a que tinha o melhor sistema defensivo. Quem ganhou foi o futebol.
Se liga nas escalações:
. Brasil: Taffarel; Cafu, Célio Silva, Aldair e Roberto Carlos; Mauro Silva (Flávio Conceição), Dunga, Leonardo e Denílson; Ronaldo e Romário.
. Itália: Pagliuca; Panucci, Cannavaro, Costacurta e Paolo Maldini (Angelo Di Livio); Albertini, Baggio (Diego Fuser), Attilio Lombardo e Di Matteo; Del Piero, Vieri (Filippo Inzaghi).
Logo aos 6 minutos do primeiro tempo, Christian Vieri escapou de Aldair pelo lado direito e cruzou para Del Piero abrir o placar. O time italiano não parava de atacar e, aos 23 minutos do primeiro tempo, Albertini cobrou falta e Aldair protagonizou mais um lance infeliz na partida, marcando contra. Com 2 a 0 no placar parecia que o Brasil seria presa fácil para a Itália, mas não foi o que aconteceu.
Aos 35 minutos da primeira etapa, Roberto Carlos chutou cruzado, a bola desviou em Lombardo para morrer dentro do gol de Pagliuca. Antes de terminar o primeiro tempo, ainda deu tempo para Del Piero marcar mais um gol para os italianos, dessa vez de pênalti. Porém, na volta da segunda etapa, quem brilhou foi a dupla Romário e Ronaldo.
O Fenômeno tratou de diminuir para a seleção canarinho aos 25 minutos do segundo tempo. Nesse dia, Ronaldo Fenômeno fez uma de suas principais atuações com a camisa da seleção brasileira, numa briga incansável contra a poderosa defesa italiana. No gol, deu um corte em Costacurta antes de finalizar. E 15 minutos depois, foi a vez do baixinho Romário deixar o dele, ao driblar o goleiro Pagliuca e balançar as redes.
Torneio da França 1997: Inglaterra termina como campeã e Del Piero como artilheiro
Em meio ao favoritismo da seleção brasileira e das donas da casa França, quem terminou o Torneio da França em primeiro foi a Inglaterra. Ao bater os franceses e italianos, os ingleses somaram 6 pontos e, mesmo perdendo para o Brasil, foram campeões. Já o Brasil terminou a competição na segunda colocação, com 5 pontos. Na sequência, a França fechou o torneio com 2 pontos, mesma pontuação da seleção italiana.
Na artilharia, toda a expectativa estava em cima da dupla brasileira Romário e Ronaldo. Porém, nenhum dos dois jogadores superaram o número de gols do atacante italiano Alessandro Del Piero, que balançou as redes em três oportunidades. O Baixinho terminou a competição com dois gols e Ronaldo Fenômeno com apenas um.
E ai, o que achou do artigo? Deixe seu comentário para a gente!