Todas as participações do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino!
Índice
- 1 Brasil na Copa do Mundo Feminina 1991
- 2 Brasil na Copa do Mundo Feminina 1995
- 3 Brasil na Copa do Mundo Feminina 1999
- 4 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2003
- 5 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2007
- 6 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2011
- 7 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2015
- 8 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2019
- 9 Expectativa para o Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023?
O Brasil é reconhecido como o país do futebol, principalmente por conta de seus cinco títulos mundiais no futebol masculino. Já entre as mulheres, uma modalidade que pode ser considerada ainda nova em seu perfil profissional, a Copa do Mundo de Futebol Feminino teve sua primeira edição apenas no ano de 1991. E a seleção brasileira alternou boas e más campanhas, ficando perto de seu primeiro título mundial em 2007, quando chegaram a final, mas acabaram sendo derrotadas pela Alemanha.
Aqui vamos lembrar sobre todas as participações do Brasil em Copa do Mundo de Futebol Feminino. Vem com a gente!
Brasil na Copa do Mundo Feminina 1991
- Sede: China
- Campeã: EUA
- Colocação do Brasil Feminino: 9ª colocação
- Escalação base do Brasil 1991: Meg, Miriam, Marisa, Fanta, Elane, Nalvinha, Danda, Solange, Marcia Tafarel, Pelezinha, Marcia Honório, Fia, Cenira, Pretinha, Roseli, Adriana e Dai.
Naquele que seria o primeiro mundial feminino da história, a Copa do Mundo de 1991 aconteceu em quatro cidades na China, com a presença de 12 seleções. única representante da CONMEBOL na competição, a seleção brasileira feminina caiu no Grupo B, ao lado de: Estados Unidos, Suécia e Japão.
Com muito pouco investimento, o Brasil foi eliminado ainda na 1ª fase com apenas 1 vitória, sobre o Japão, por 1 a 0. Único gol das brasileiras na competição foi marcada por Elaine. No total, o Brasil sofreu 7 gols.
Brasil na Copa do Mundo Feminina 1995
- Sede: Suécia
- Campeã: Noruega
- Colocação do Brasil Feminino: 9ª colocação
- Escalação do Brasil 1995: Meg; Nenê, Tânia Maranhão, Elane e Fanta; Márcia Taffarel e Formiga; Pretinha, Roseli e Kátia Cilene.
O formato da Copa do Mundo de Futebol Feminino 1995 foi a mesma da 1ª Edição, quatro anos antes. No Grupo A com Alemanha, Suécia e Japão, as brasileiras conseguiram conquistar apenas 3 pontos, encerrando assim a 1ª fase na última posição. A única vitória foi conquistada para cima da Suécia, as donas da casa, por 1 a 0.
Brasil na Copa do Mundo Feminina 1999
- Sede: Estados Unidos
- Campeã: Estados Unidos
- Colocação do Brasil Feminino: 3ª colocação
- Elenco do Brasil 1999: Maravilha, Nenê, Tânia Maranhão, Juliana Cabral, Cidinha Maycon, Formiga, Kátia Cilene, Sissi, Suzana, Andreia, Fanta, Grazielle, Marisa, Raquel, Pretinha, Priscila, Deva e Valéria.
Realizada nos Estados Unidos, a Copa do Mundo Feminina 1999 aumentou seu número de participantes, sainda de 12 para 16 seleções participantes. Ainda como a única representante da América do Sul, a Seleção Brasileira faria aquela que seria sua melhor campanha até então, chegando as semifinais do Mundial Feminino.
No Grupo B ao lado de Alemanha, Itália e México, as meninas do Brasil terminaram na liderança, com 7 pontos. Foram duas vitórias e um empate. Nas quartas de finais, vitória sobre a Nigéria por 4 a 3. Porém, nas semifinais acabaram sendo derrotadas para os Estados Unidos, pelo placar de 2 a 0.
Sissi fez uma Copa do Mundo exuberante, terminou anotando 7 gols, sendo a artilheira da competição, ao lado da chinesa Sun Wen.
Brasil na Copa do Mundo Feminina 2003
Assim como na edição anterior, o Brasil terminou a fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2003 na primeira colocação. Com 7 pontos, as brasileiras ficaram à frente de Noruega, França e Coreia do Sul.
Porém, o time brasileiro logo foi eliminado para a Suécia pelo placar de 2 a 1 nas quartas de finais, dando à deus a competição. Essa foi a primeira participação da Rainha Marta em Copas do Mundo.
Na ocasião, no mundial realizado nos Estados Unidos, quem se deu bem foram as alemãs, que conquistaram a taça.
Elenco base Seleção Brasileira: Andréia, Simone Jatobá, Juliana Cabral, Tânia Maranhão, Rosana, Mônica de Paula, Daniela Alves, Renata Costa, Rafaela, Formiga, Kelly, Marta, Kátia Cilene, Pretinha.
Brasil na Copa do Mundo Feminina 2007
A seleção brasileira feminina participou de todas as 7 edições da Copa do Mundo. O melhor resultado foi o vice campeonato em 2007.#BRA #AUSBRA #FIFAWWC #Acreditanelas pic.twitter.com/eMGLb433OU
— Palpitando (@Palpitando_) June 13, 2019
As duas edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino serviram para aprimorar o Brasil, que chegou em 2007 na China como uma das seleções mais fortes.
Tudo isso foi confirmado na primeira fase, pois o time brasileiro encerrou a primeira fase com uma campanha avassaladora, com 9 pontos conquistados, deixando para trás as anfitriãs, Dinamarca e Nova Zelândia. As brasileiras jogaram por música, com direito a goleadas para cima das chinesas e neozelandesas, por 4 a 0 e 5 a 0, respectivamente.
Nas quartas de finais, a Seleção Brasileira bateu a Austrália por 3 a 2, em jogo difícil, sob inspiração da dupla Formiga e Marta. Na semifinal, goleada por 4 a 0 sobre os Estados Unidos com um show da Rainha que marcou dois gols. Mas, na final veio a queda, derrota para Alemanha por 2 a 0 e a decepção por deixar escapar um título tão perto.
Elenco base do Seleção Brasileira: Andréia, Aline, Renata Costa, Tânia, Elaine, Daniela Alves, Formiga, Marta, Rosana, Kátia Cilen, Cristiane, Pretinha e Maycon.
LEIA MAIS:
- Qual o maior time do futebol brasileiro de todos os tempos
- Tudo sobre a final da Copa União 1987
- A incrível passagem de Romário pelo Flamengo
- Roberto Dinamite e o Vasco da Gama
Brasil na Copa do Mundo Feminina 2011
Em mais uma Copa do Mundo, as meninas do Brasil chegaram à Alemanha também como uma das favoritas. A primeira fase feita pelo time brasileiro reforçou mais uma vez que as brasileiras podiam levantar a taça. Com 9 pontos conquistados, a seleção canarinho obteve o primeiro lugar do grupo, desbancando Austrália, Noruega e Guiné Equatorial.
Mas, nas quartas de finais, as brasileiras encontraram pelo caminho a tradicional seleção dos Estados Unidos e sucumbiram. Após um 2 a 2 no tempo normal, a Seleção Brasileira não resistiu nas penalidades e perdeu por 5 a 3, com cobrança desperdiçada pela lateral-direita Daiane.
Elenco base do Seleção Brasileira: Andréia, Aline, Daiane, Thais, Erika, Maurine, Elaine, Formiga, Marta, Rosana, Cristiane e Beatriz.
Brasil na Copa do Mundo Feminina 2015
O cenário da Copa do Mundo de Futebol Feminino parecia mais uma vez se repetir para o Brasil. Com uma campanha impecável com 100% de aproveitamento, as brasileiras passaram por cima de Coreia do Sul, Costa Rica e Espanha.
Porém, mais uma vez o abalo emocional atrapalhou as jogadoras do time canarinho, que não conseguiram vazar a forte defesa da Austrália. A falta de efetividade no ataque custou a classificação das brasileiras, que perderam pelo placar de 1 a 0.
Elenco base do Seleção Brasileira: Bárbara, Tamires, Erika, Mônica Hickmann, Poliana, Maurine, Andressa, Formiga, Thaísa, Marta, Andressa Alves, Raquel e Cristiane.
Brasil na Copa do Mundo Feminina 2019
Se nas últimas edições o time brasileiro se classificou com tranquilidade na primeira fase, isso não aconteceu na Copa do Mundo Feminina 2019, disputada na França. As brasileiras passaram para a fase mata-mata na bacia das almas, como uma das terceiras mais bem colocadas na classificação.
As meninas do Brasil conquistaram os mesmos 6 pontos de Itália e Austrália, deixando para trás apenas a Jamaica. Mas, mesmo com esse drama típico de um filme, o roteiro não foi de um final feliz, pois as atletas do time canarinho caíram diante das francesas pelo placar de 2 a 1 ainda nas oitavas de finais.
Elenco base do Seleção Brasileira: Bárbara, Tamires, Erika, Mônica Hickmann, Poliana, Maurine, Andressinha, Formiga, Thaísa, Marta, Andressa Alves, Bia Zaneratto e Cristiane.
Expectativa para o Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023?
Após a eliminação no mundial de 2019, a CBF contratou a sueca Pia Sundhage como a primeira estrangeira a treinar a Seleção Brasileira Feminina. Sob o seu comando, a expectativa é de que o Brasil brigue pelo título inédito da Copa do Mundo.
No elenco, a Rainha Marta segue sendo o grande destaque, sendo essa possivelmente a sua última Copa do Mundo. Outros nomes como Tamires, Ludmilla, Bia Zaneratto e Debinha seguem como esperanças em busca da primeira taça do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino.