logo-ledaslogo-ledaslogo-ledaslogo-ledasLendas do Futebol

  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • LOJA
  • HOME
  • JOGADORES LENDÁRIOS
  • CLUBES LENDÁRIOS
  • SELEÇÕES LENDÁRIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
  • LOJA
✕

Todas as participações do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino!

1 de abril de 2023
Sissi brilhou no Mundial Feminino 1999.

Índice

  • 1 Brasil na Copa do Mundo Feminina 1991
  • 2 Brasil na Copa do Mundo Feminina 1995
  • 3 Brasil na Copa do Mundo Feminina 1999
  • 4 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2003
  • 5 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2007
  • 6 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2011
  • 7 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2015
  • 8 Brasil na Copa do Mundo Feminina 2019
  • 9 Expectativa para o Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023?

O Brasil é reconhecido como o país do futebol, principalmente por conta de seus cinco títulos mundiais no futebol masculino. Já entre as mulheres, uma modalidade que pode ser considerada ainda nova em seu perfil profissional, a Copa do Mundo de Futebol Feminino teve sua primeira edição apenas no ano de 1991. E a seleção brasileira alternou boas e más campanhas, ficando perto de seu primeiro título mundial em 2007, quando chegaram a final, mas acabaram sendo derrotadas pela Alemanha.

Aqui vamos lembrar sobre todas as participações do Brasil em Copa do Mundo de Futebol Feminino. Vem com a gente!

 

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 1991

Brasil na Copa do Mundo Feminina 1991. Foto: Reprodução CBF

Brasil na Copa do Mundo Feminina 1991. Foto: Reprodução CBF

  • Sede: China
  • Campeã: EUA
  • Colocação do Brasil Feminino: 9ª colocação
  • Escalação base do Brasil 1991: Meg, Miriam, Marisa, Fanta, Elane, Nalvinha, Danda, Solange, Marcia Tafarel, Pelezinha, Marcia Honório, Fia, Cenira, Pretinha, Roseli, Adriana e Dai.

Naquele que seria o primeiro mundial feminino da história, a Copa do Mundo de 1991 aconteceu em quatro cidades na China, com a presença de 12 seleções. única representante da CONMEBOL na competição, a seleção brasileira feminina caiu no Grupo B, ao lado de: Estados Unidos, Suécia e Japão. 

Com muito pouco investimento, o Brasil foi eliminado ainda na 1ª fase com apenas 1 vitória, sobre o Japão, por 1 a 0. Único gol das brasileiras na competição foi marcada por Elaine. No total, o Brasil sofreu 7 gols.

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 1995

  • Sede: Suécia
  • Campeã: Noruega
  • Colocação do Brasil Feminino: 9ª colocação
  • Escalação do Brasil 1995: Meg; Nenê, Tânia Maranhão, Elane e Fanta; Márcia Taffarel e Formiga; Pretinha, Roseli e Kátia Cilene.

O formato da Copa do Mundo de Futebol Feminino 1995 foi a mesma da 1ª Edição, quatro anos antes. No Grupo A com Alemanha, Suécia e Japão, as brasileiras conseguiram conquistar apenas 3 pontos, encerrando assim a 1ª fase na última posição. A única vitória foi conquistada para cima da Suécia, as donas da casa, por 1 a 0.

 

Loja Lendas do Futebol - Aqui é futebol Raiz, meu Filho!

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 1999

  • Sede: Estados Unidos
  • Campeã: Estados Unidos
  • Colocação do Brasil Feminino: 3ª colocação
  • Elenco do Brasil 1999: Maravilha, Nenê, Tânia Maranhão, Juliana Cabral, Cidinha Maycon, Formiga, Kátia Cilene, Sissi, Suzana, Andreia, Fanta, Grazielle, Marisa, Raquel, Pretinha, Priscila, Deva e Valéria.

Sissi brilhou no Mundial Feminino 1999.

Realizada nos Estados Unidos, a Copa do Mundo Feminina 1999 aumentou seu número de participantes, sainda de 12 para 16 seleções participantes. Ainda como a única representante da América do Sul, a Seleção Brasileira faria aquela que seria sua melhor campanha até então, chegando as semifinais do Mundial Feminino.

No Grupo B ao lado de Alemanha, Itália e México, as meninas do Brasil terminaram na liderança, com 7 pontos. Foram duas vitórias e um empate. Nas quartas de finais, vitória sobre a Nigéria por 4 a 3. Porém, nas semifinais acabaram sendo derrotadas para os Estados Unidos, pelo placar de 2 a 0.

Sissi fez uma Copa do Mundo exuberante, terminou anotando 7 gols, sendo a artilheira da competição, ao lado da chinesa Sun Wen.

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 2003

Assim como na edição anterior, o Brasil terminou a fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2003 na primeira colocação. Com 7 pontos, as brasileiras ficaram à frente de Noruega, França e Coreia do Sul. 

Porém, o time brasileiro logo foi eliminado para a Suécia pelo placar de 2 a 1 nas quartas de finais, dando à deus a competição. Essa foi a primeira participação da Rainha Marta em Copas do Mundo. 

Na ocasião, no mundial realizado nos Estados Unidos, quem se deu bem foram as alemãs, que conquistaram a taça. 

Elenco base Seleção Brasileira: Andréia, Simone Jatobá, Juliana Cabral, Tânia Maranhão, Rosana, Mônica de Paula, Daniela Alves, Renata Costa, Rafaela, Formiga, Kelly, Marta, Kátia Cilene, Pretinha.

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 2007

A seleção brasileira feminina participou de todas as 7 edições da Copa do Mundo. O melhor resultado foi o vice campeonato em 2007.#BRA #AUSBRA #FIFAWWC #Acreditanelas pic.twitter.com/eMGLb433OU

— Palpitando (@Palpitando_) June 13, 2019

As duas edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino serviram para aprimorar o Brasil, que chegou em 2007 na China como uma das seleções mais fortes.  

Tudo isso foi confirmado na primeira fase, pois o time brasileiro encerrou a primeira fase com uma campanha avassaladora, com 9 pontos conquistados, deixando para trás as anfitriãs, Dinamarca e Nova Zelândia. As brasileiras jogaram por música, com direito a goleadas para cima das chinesas e neozelandesas, por 4 a 0 e 5 a 0, respectivamente. 

Nas quartas de finais, a Seleção Brasileira bateu a Austrália por 3 a 2, em jogo difícil, sob inspiração da dupla Formiga e Marta. Na semifinal, goleada por 4 a 0 sobre os Estados Unidos com um show da Rainha que marcou dois gols. Mas, na final veio a queda, derrota para Alemanha por 2 a 0 e a decepção por deixar escapar um título tão perto. 

Elenco base do Seleção Brasileira: Andréia, Aline, Renata Costa, Tânia, Elaine, Daniela Alves, Formiga, Marta, Rosana, Kátia Cilen, Cristiane, Pretinha e Maycon. 

 

LEIA MAIS:

  • Qual o maior time do futebol brasileiro de todos os tempos
  • Tudo sobre a final da Copa União 1987
  • A incrível passagem de Romário pelo Flamengo
  • Roberto Dinamite e o Vasco da Gama

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 2011

Em mais uma Copa do Mundo, as meninas do Brasil chegaram à Alemanha também como uma das favoritas. A primeira fase feita pelo time brasileiro reforçou mais uma vez que as brasileiras podiam levantar a taça. Com 9 pontos conquistados, a seleção canarinho obteve o primeiro lugar do grupo, desbancando Austrália, Noruega e Guiné Equatorial. 

Mas, nas quartas de finais, as brasileiras encontraram pelo caminho a tradicional seleção dos Estados Unidos e sucumbiram. Após um 2 a 2 no tempo normal, a Seleção Brasileira não resistiu nas penalidades e perdeu por 5 a 3, com cobrança desperdiçada pela lateral-direita Daiane. 

Elenco base do Seleção Brasileira: Andréia, Aline, Daiane, Thais, Erika, Maurine, Elaine, Formiga, Marta, Rosana, Cristiane e Beatriz. 

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 2015

Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo de 2015

O cenário da Copa do Mundo de Futebol Feminino parecia mais uma vez se repetir para o Brasil. Com uma campanha impecável com 100% de aproveitamento, as brasileiras passaram por cima de Coreia do Sul, Costa Rica e Espanha. 

Porém, mais uma vez o abalo emocional atrapalhou as jogadoras do time canarinho, que não conseguiram vazar a forte defesa da Austrália. A falta de efetividade no ataque custou a classificação das brasileiras, que perderam pelo placar de 1 a 0. 

Elenco base do Seleção Brasileira: Bárbara, Tamires, Erika, Mônica Hickmann, Poliana, Maurine, Andressa, Formiga, Thaísa, Marta, Andressa Alves, Raquel e Cristiane. 

 

Brasil na Copa do Mundo Feminina 2019

Se nas últimas edições o time brasileiro se classificou com tranquilidade na primeira fase, isso não aconteceu na Copa do Mundo Feminina 2019, disputada na França. As brasileiras passaram para a fase mata-mata na bacia das almas, como uma das terceiras mais bem colocadas na classificação. 

As meninas do Brasil conquistaram os mesmos 6 pontos de Itália e Austrália, deixando para trás apenas a Jamaica. Mas, mesmo com esse drama típico de um filme, o roteiro não foi de um final feliz, pois as atletas do time canarinho caíram diante das francesas pelo placar de 2 a 1 ainda nas oitavas de finais. 

Elenco base do Seleção Brasileira: Bárbara, Tamires, Erika, Mônica Hickmann, Poliana, Maurine, Andressinha, Formiga, Thaísa, Marta, Andressa Alves, Bia Zaneratto e Cristiane.

 

Expectativa para o Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023?

Após a eliminação no mundial de 2019, a CBF contratou a sueca Pia Sundhage como a primeira estrangeira a treinar a Seleção Brasileira Feminina. Sob o seu comando, a expectativa é de que o Brasil brigue pelo título inédito da Copa do Mundo. 

No elenco, a Rainha Marta segue sendo o grande destaque, sendo essa possivelmente a sua última Copa do Mundo. Outros nomes como Tamires, Ludmilla, Bia Zaneratto e Debinha seguem como esperanças em busca da primeira taça do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Jornalista, apaixonado por esportes e sobretudo, pela história do futebol.

Artigos Relacionados

Mia Hamm na seleção dos Estados Unidos

Mia Hamm na seleção dos Estados Unidos - Foto: facebook.com/MiaHamm9

4 de setembro de 2024

Mia Hamm é a maior jogadora de futebol de todos os tempos?


Leia mais
Copa América terá mulheres na arbitragem pela primeira vez
14 de junho de 2024

Com brasileiras, mulheres estreiam na arbitragem da Copa América de 2024


Leia mais
Copa do Mundo Feminina 2023

Copa do Mundo Feminina 2023

11 de julho de 2023

Sobre a Copa do Mundo Feminina 2023


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camisetas Futebol e Democracia!
  • Adquira agora nossa homenagem as Lendárias!

Categorias

  • Copa do Mundo
  • Futebol Brasileiro
  • Futebol e Arte
  • Futebol e Política
  • Futebol Feminino
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Notícias
  • Partidas Lendárias
  • Prognósticos
  • Ranking
Yugoslavia and England met in a friendly match in 1974. The match was played in Belgrade in June 1974 as part of Yugoslavia's preparations for the World Cup in Germany, which England missed out on.

🔥 CAN WE SMASH 400 LIKES? :) 
FOLLOW US: @FootballLegends01 

 --------------------------------------- 

Yugoslavia 2-2 England (Friendly)

Date 5th June 1974 
Stadion Crvena Zvezda, Belgrade 
Attendance 90,000 

Yugoslavia: Enver Maric; Josip Katalinski, Ivan Buljan, Petar Krivokuca; Vladislav Bogicevic, Drazen Muzinic, Jovan Acimovic, Ilija Petkovic, Branko Oblak; Dragan Dzajic, Ivica Šurjak. Manager: Miljan Miljanic 

England: Ray Clemence; Colin Todd, Dave Watson, Emlyn Hughes, Alec Lindsay; Martin Dobson, Colin Bell, Sir Trevor Brooking; Frank Worthington, Mick Channon, Kevin Keegan. Manager: Joe Mercer 

⚽ Subscribe to the channel! 
🔥 Like and comment to help our channel grow!

MAPA DO SITE

  • Home
  • Jogadores Lendários
  • Clubes Lendários
  • Seleções Lendárias
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Loja

CONTEÚDOS

  • Futebol e Arte
  • Grandes Clássicos
  • Grandes Seleções
  • Histórias do Futebol
  • Melhores do Mundo
  • Partidas Lendárias
  • Ranking

Cadastre-se para receber nossas novidades!

© Lendas do Futebol | Todos os direitos reservados | Política de privacidade
      Políticas de cookies e privacidade: Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com nossas políticas.CONCORDOSABER MAIS