Tudo sobre a história da Copa Conmebol!
Índice
- 1 Quais os maiores campeões da Copa Conmebol?
- 1.1 – Copa Conmebol 1992: Atlético MG é o campeão
- 1.2 – Copa Conmebol 1993: Botafogo/RG é o campeão
- 1.3 – Copa Conmebol 1994: São Paulo é o campeão
- 1.4 – Copa Conmebol 1995: Rosário Central é campeão
- 1.5 – Copa Conmebol 1996: Lanús é o campeão
- 1.6 – Copa Conmebol 1997: Atlético Mineiro é bicampeão
- 1.7 – Copa Conmebol 1998: Santos é o campeão
- 1.8 – Copa Conmebol 1999: Talleres é o campeão
- 2 Por que acabou a Copa Conmebol?
- 3 Campeões da Copa Conmebol são reconhecidos como campeões da Sul-Americana?
- 4 Em 1996 teve a Copa Master da Conmebol
Em meio a uma competição de sucesso entre as principais equipes da América do Sul, a Copa Libertadores da América, atuando desde o início da década de 1960, a federação máxima do futebol sul-americano resolveu criar um torneio de segundo nível para o continente. E, em 1992 foi disputada pela primeira vez a Copa Conmebol, competição que perdurou até o ano de 1999, quando acabou substituída pela Copa Sul-americana.
Torneio que contava normalmente com 16 equipes, geralmente eram aquelas que ficavam logo abaixo das classificadas para a Copa Libertadores em seus campeonatos nacionais. Ambas se enfrentavam em formato eliminatório, disputado em quatro fases, e isso contando a grande final.
Mesmo com pouco tempo de disputa, esta competição rendeu boas histórias sobre o futebol sul-americano na decada de 1990.
Compartilhe a notícia pelo WhatsApp
Compartilhe a notícia pelo Telegram
Quais os maiores campeões da Copa Conmebol?
Em oito edições disputadas, a Copa Conmebol foi conquistada apenas por clubes brasileiros e argentinos. No total, o Brasil faturou 5 edições, enquanto os hermanos foram campeões em 3 oportunidades.
O Atlético Mineiro é o maior campeão do torneio, com dois troféus, enquanto os demais campeões ergueram apenas uma vez o troféu. Confira como foi cada uma das edições do torneio, e tudo aquilo que de melhor aconteceu!
– Copa Conmebol 1992: Atlético MG é o campeão
Na primeira edição da Copa Conmebol, também foi o primeiro título internacional oficial conquistado pelo Atlético Mineiro. Time sem grandes investimentos, os principais destaques daquele Galo eram o goleiro João Leite, o talentoso meia Aílton, além do habilidoso atacante Sérgio Araújo. Ambos contavam com o comando do lendário Procópio Cardoso, que já havia treinado o Galo nos anos 1980.
Na campanha, o clube mineiro eliminou Fluminense FC, Júnior Barranquilla/COL e El Nacional/URU, até chegar à decisão contra o Olímpia/PAR. No jogo final, vitória por 2 a 0, com dois gols do meia Negrini, dando ao Galo o triunfo com 2 a 1 no agregado, apís derrota no primeiro jogo. Partida final que também ficou marcada pela violência dos torcedores atleticanos nas ruas de Belo Horizonte.
- Campeão: Atlético Mineiro
- Partida final: Atlético Mineiro 2 x 0 Olímpia
- Artilheiro: Aílton (Atlético Mineiro) 6 gols
- Time base do Atlético MG: João Leite; Alfinete, Luís Eduardo, Ryuller e Paulo Roberto Prestes; Éder Lopes, Moacir, Negrini (André) e Aílton (Toninho Pereira); Sérgio Araújo e Claudinho.
– Copa Conmebol 1993: Botafogo/RG é o campeão
Na segunda edição da Copa Conmebol ficaria marcada também por ser o primeiro título internacional do Botafogo Futebol Regatas. Na ocasião, o time da Estrela Solitária contava com investimentos também modesto, mas que tinha o eterno capita, Carlos Alberto Torres, como técnico.
Em sua jornada, a equipe eliminou o Bragantino, Caracas/VEN, além do então campeão Atlético Mineiro. Na final encontraria o tradicional Peñarol, do Uruguai.
Em duas verdadeiras batalhas, características das disputas sul-americanas naqueles anos, empate por 1 a 1 em Montevidéu, e no estádio do Maracanã mais um empate: 2 a 2.
O Botafogo/RS se sagraria campeão nas penalidades máximas.
- Campeão: Botafogo/RJ
- Partida final: Botafogo/RJ 2 x 2 Peñarol (3 a 1 nos pênaltis)
- Artilheiro: Sinval
- Time base Botafogo/RJ: William Bacana, Perivaldo, André Santos, Cláudio Henrique e Clei (Eliomar); Nélson, Suélio, Marcelo Costa e Aléssio (Marcos Paulo), Sinval e Eliel.
– Copa Conmebol 1994: São Paulo é o campeão
Ainda que tenha disputado a Copa Libertadores 1994, quando inclusive chegou a final e acabou perdendo a final para o argentino do Vélez Sarsfield, o São Paulo FC foi convidado para disputar a Copa Conmebol 1994. Por conta dos inúmeros compromissos na temporada, o time tricolor mandou a campo o time reserva, que ficaria conhecido como Expressinho Tricolor.
O time era jovem, mas com alguns jogadores que dariam história no futebol, casos de Rogério Ceni, Juninho Paulista, Denílson (três pentacampeões com a seleção brasileira 2002), além de Caio Ribeiro e Catê. Todos comandados por um jovem Muricy Ramalho, a época auxiliar do mestre Telê Santana.
Na campanha para o título, o tricolor despachou Grêmio, Sporting Cristal/PER, e o maior rival SC Corinthians. Na decisão, o São Paulo perdeu por 3 a 0 para o Peñarol, na primeira partida realizada no Uruguai. Mas na partida de volta protagonizou a maior goleada de uma final de torneio sul-americano no Morumbi, pelo placar de 6 a 1. E assim sagrando-se campeão.
- Campeão: São Paulo
- Partida final: São Paulo 6 x 1 Peñarol
- Artilheiro: Juninho Paulista (São Paulo) e Martín Rodriguez (Peñarol) 5 gols
- São Paulo FC: Rogério Ceni; Pavão, Nelson, Bordon e Ronaldo Luís; Mona, Pereira e Denílson (Juninho Paulista); Catê, Caio e Toninho.
– Copa Conmebol 1995: Rosário Central é campeão
Remontada continental com 4-0? Vale relembrar o Rosario Central x Atlético na final da Copa Conmebol de 1995, apesar de Taffarel no gol. Provavelmente também feriu Messi, na época torcedor de oito anos do Newell’s. Nota de 2015 y eso es Arroyito, carajo: https://t.co/Bs3tR7mRJJ pic.twitter.com/ZIS095YImR
— Futebol Portenho (@futebolportenho) May 7, 2019
Primeira edição do torneio não conquistada por um time brasileiro, a Copa Conmebol 1995 teve como campeão o Rosário Central. Para aquela conquista, Los Canallas contavam com ídolos históricos, casos do goleiro Roberto Bonano, o meia Eduardo Coudet e o goleador Rubén da Silva. Todos treinados por Angel Tulio Zof, técnico que havia dirigido o time nas décadas anteriores.
A caminhada do clube rumo ao título passou por Defensor Sporting, Cobreloa/CHI e Atlético Colegiales. Para a decisão, uma verdadeira história de superação contra o Atlético/MG. Após perder por 4 a 0 no Estádio do Mineirão, o Rosário Central devolveu o placar no Gigante Arroyito, sendo campeão nos pênaltis.
- Campeão: Rosário Central/ARG
- Partida final: Rosário Central 4 x 0 Atlético Mineiro
- Artilheiro: Horacio Carbonari e Rubén da Silva (Rosário Central) 4 gols
- Rosário Central: Roberto Bonano; Diego Ordóñez, Horacio Carbonari, Federico Lussenhoff, Patricio Graf; Eduardo Coudet, Omar Palma, Pablo Sánchez, Raúl Gordillo (Mario Pobersnik); Martín Cardetti, Rubén Da Silva.
– Copa Conmebol 1996: Lanús é o campeão
Primeira edição sem um time brasileiro na final, a Copa Conmebol de 1996 teve outro argentino como campeão, o Lanús. Time sem grande expressão ou títulos na Argentina, o Lãnus não era um dos favoritos para aquela competição. Tanto que o principal nome daquele time era o treinador Héctor Cuper, que anos depois entraria em rota de conflito com Ronaldo Fenômeno, na Inter de Milão.
Na campanha, a equipe eliminou Bolívar, Guraní do Paraguai e o atual campeão Rosário Central. Na grande decisão, o Lanús venceu em casa por 2 a 0 e quase deixou escapar o título no duelo de volta, quando perdeu por 1 a 0.
- Campeão: Lanús/ARG
- Partida final: Santa Fé 1 x 0 Lanús
- Artilheiro: Oscar Mena (Lanús) 5 gols
- Lánus: Carlos Roa; Juan José Serrizuela, Gustavo Falaschi, Gustavo Siviero e Andrés Bressán; Oscar Mena, Daniel Cravero, Ariel Ibagaza e Walter Coyette; Ariel López e Claudio Enría.
– Copa Conmebol 1997: Atlético Mineiro é bicampeão
Atlético Mineiro campeão da Conmebol de 1997. pic.twitter.com/2YzA5jgZ0B
— sigam @curiosidadesbrl (@CuriosidadesBL) January 30, 2017
Primeiro campeão, o Atlético Mineiro voltaria a erguer a taça em 1997. Dessa vez com um elenco mais badalado, tinha nomes do lendário goleiro Claudio Taffarel, tetracampeão do mundo. No ataque, o Galo contava com uma dupla de respeito, com Marques e Valdir Bigode. O comandante daquele time era Emerson Leão, que viveu um dos melhores momentos como técnico de futebol.
Até chegar a final o Atlético/MG eliminou a Portuguesa, o América de Cali/COL e o Universitário. Na grande final o desafio era contra o então campeão Lanús/ARG. Quem vencense se tornaria bicampeão da Copa Conmebol.
Na partida de ida os atleticanos trataram de vencer por 4 a 1 no jogo de ida, no Mineirão. Na volta, foi preciso apenas um empate de 1 a 1 para garantir a taça.
- Campeão: Atlético Mineiro
- Partida final: Atlético Mineiro 1 x 1 Lanús
- Artilheiro: Valdir Bigode (Atlético Mineiro) 7 gols
- Atlético Mineiro: Taffarel; Bruno, Sandro Barbosa, Neguete, Dedé; Roberto, Hernani, Jorginho; Marques, Valdir, Almir (Edgar).
– Copa Conmebol 1998: Santos é o campeão
Após conquistar a Copa Conmebol 1997 com o Atlético Mineiro, Emerson Leão foi contratado pelo Santos FC. E mais uma vez venceria a competição. Era um forte time do Peixe, que também chegaria na fase final do Campeonato Brasileiro do mesmo ano.
Contava com nomes de peso, caso do goleiro Zetti, o lateral-esquerdo Athirson, o zagueiro Argel, o volante Narciso, além do atacante Viola.
Logo de cara, o time brasileiro eliminou o Once Caldas/COL, e na sequência despacharia o LDU, além da surpresa brasileira Sampaio Corrêa. Na decisão, encontrou o Rosário Central, e após vitória por 1 a 0 na primeira partida na Vila Belmiro, segurou heróico empate por 0 a 0, na partida da volta.
- Campeão: Santos
- Partida final: Rosário Central 0 x 0 Santos
- Artilheiro: Viola (Santos) Carlos Morales (LDU) 4 gols
- Santos FC: Zetti, Anderson Lima, Jean, Claudiomiro e Athirson; Marcos Basilio, Lúcio (Elder), Narciso e Eduardo Marques; Viola (Baiano) e Alessandro (Adiel).
– Copa Conmebol 1999: Talleres é o campeão
A última edição da Copa Conmebol se deu em 1999. O torneio foi marcada por zebras, caso do Talleres que sagrou-se campeão. Na ocasião, os argentinos bateram o CSA de Alagoas, na final que por um triz não conquistaria um título inédito e internacional. Outras surpresas, como São Raimundo de Manaus, e Universidad Concépcion do Chile também chamou a atenção.
Na grande decisão, o clube argentino conseguiu um verdadeiro milagre. Após perder por 4 a 2 na primeira partida, fora de casa, o Talleres bateu o CSA, pelo placar de 3 a 0, atuando em seus domínios, e para a festa da torcida.
- Campeão: Talleres
- Partida final: Talleres 3 x 0 CSA
- Artilheiro: Missinho (São Raimundo) Marcelo Araxá (CSA) 4 gols
- Talleres: Cuenca; David Díaz (Cristian Pino), Julián Maidana, Cristian García e Horacio Humöller; Gabriel Roth, Adrián Ávalos, Manuel Santos Aguilar; Ricardo Silva (Andrés Cabrera); Rodrigo Astudillo e Darío Gigena.
Por que acabou a Copa Conmebol?
Em sua última edição, a Copa Conmebol já não despertava mais tanta atenção de clubes e torcedores, que se negaram a participar. Por conta disso, e do ainda complicado calendário sul-americano, a Conmebol resolveu extinguir o torneio. Competição secundário no calendário sul americano, atrá da Copa Libertadores, ainda seria substituída pela Copa Mercosul e, em seguida, pela Copa Sul Americana, que desde 2002 é disputada sem interrupções.
Campeões da Copa Conmebol são reconhecidos como campeões da Sul-Americana?
Atlético-MG vai à Conmebol para reconhecimento de dois títulos da Copa Conmebol (1992 e 1997) como a atual Sul-Americana.
Comitiva do Galo desembarca no Paraguai na próxima terça-feira (19) para se reunir com a entidade em busca do "Bi da Sula".
🗞 @geglobo
📸 Bruno Cantini pic.twitter.com/pOqb3Hrhw5— Boleiros FC 🏠⚽ (@boleirosfc_br) July 15, 2022
Em 2022, o Atlético Mineiro liderou movimento que pedia a unificação dos títulos da Copa Conmebol e da Copa Sul-americana. O comitê dos 16 clubes que chegaram às oitavas de finais da Copa Libertadores daquele ano votou a favor da unificação. Porém, as confederações responsáveis pelos países sul-americanos pediram mais tempo para tomarem a decisão. A situação ainda segue indefinida.
Em 1996 teve a Copa Master da Conmebol
No ano de 1996 foi disputada a Copa Master da Conmebol em que reunia os campeões das últimas edições da Copa Conmebol. Quatro equipes compuseram o torneio, que foi disputado em semifinais e finais. Na primeira semifinal, o São Paulo FC bateu o Botafogo/RJ pelo placar de 7 a 3. Já na outra partida da mesma fase, após placar em branco, o Atlético Mineiro venceu o Rosário Central nos pênaltis. Na decisão, o Tricolor Paulista bateu o Galo por 3 a 0.
➡️ Compartilhe a notícia no Whatsapp
➡️ Siga nossa página no Instagram