Com gol de Bebeto, Flamengo foi campeão sobre o Internacional em 1987!
Final da Copa União deu o tetra brasileiro ao Flamengo
Após confusão envolvendo a CBF no ano de 1986, foi criado o “Clube dos 13” para organizar uma nova liga no país. Contando com os principais times do Brasil (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo/RJ, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia), foi organizada uma competição própria denominada de Copa União. Até hoje sob muita polêmica, para muitos é o Campeonato Brasileiro de 1987.
Após fases de grupos divididos em duas etapas, Flamengo e Internacional chegaram a decisão, disputada em duas partidas. Na primeira, em 06 dezembro de 1987, empate por 1 a 1 no Beira Rio. Gols de Amarildo e Bebeto. Já a partida de volta, no Maracanã, aconteceu no dia 13 de dezembro. Com praticamente uma seleção entre os 11 titulares, entre eles Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, Zinho, o Flamengo era amplamente favorito. No Internacional um time menos técnico e mais aguerrido que contavam, entre outros com, Amarildo, Luis Carlos Winck, Brites e, no gol, a lenda Taffarel, jovem de apenas 21 anos.
Com um Maracanã abarrotado, com mais de 90 mil pessoas presentes, isso em um dia de muita chuva que também deixou a partida mais truncada. Ainda assim, após linda jogada de Andrade, o volante serviu Bebeto que anotou o gol do título, logo aos 16 minutos de jogo.
Ficha técnica: Flamengo 1×0 Internacional
CR FLAMENGO: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton, Zinho e Zico (Flávio); Bebeto e Renato Gaúcho. Técnico: Carlinhos.
SC INTERNACIONAL: Taffarel; Luís Carlos Winck, Aluísio, Nenê e Paulo Roberto (Beto); Norberto, Luís Fernando e Balão; Hêider (Manu), Amarildo e Brites. Técnico: Ênio Andrade.
Flamengo vs Internacional: A campanha
O Clube de Regatas Flamengo não foi bem na primeira fase da Copa União. Com apenas duas vitórias, três empates e três derrotas, anotou seis gols e sofrendo oito. Mas na segunda fase, ficou atrás apenas do Atlético/MG, que também havia vencido a primeira, então ambos se classificaram. A campanha foi com quatro triunfos, dois empates e uma derrota. Com 10 gols anotado e quatro sofrido.
Nas semifinais, duas vitórias diante do Atlético Mineiro, com show do trio Zico, Bebeto e Renato Gaúcho. Na ida, 1 a 0 no Maracanã, e na volta 3 a 2 no estádio do Mineirão.
Já o SC Internacional chegou até a decisão após acumular quatro vitórias, dois empates e duas derrotas na primeira fase. Anotou 10 gols e sofreu dois, ficando na primeira colocação. Já classificado, na segunda fase tirou o pé, venceu apenas um duelo, além de perder quatro e empatar dois. Nas semifinais, empate sem gols na ida e na volta contra o Cruzeiro. Mas durante a prorrogação, gol de Amarildo que garantiu a classificação.