Índice
Por conta da importância de uma Copa do Mundo, todos os campeões entram definitivamente para a história do mais popular entre os esportes do planeta. E, ainda mais nos dia de hoje, super conectados, o momento do Mundial a atenção estará toda voltada para esta competição, que teve início ainda no ano de 1930, com a conquista da Celeste Olímpica, a seleção uruguaia. Desde então, muita água correu, muitas grandes seleçoes ficaram pelo caminho, e outras se eternizaram.
Conheça agora todas as seleções campeãs do mundo!
Em meio a tantos países que já disputaram a Copa do Mundo, apenas oito tiveram o gosto de levantar a Taça de Campeão do Mundo, sendo que a seleção brasileira lidera com o número de mais conquistas.
Compartilhe a notícia pelo WhatsApp
Compartilhe a notícia pelo Telegram
Maior vencedora de Copas do Mundo, a seleção brasileira levantou a taça de campeão mundial em cinco oportunidades. É ate hoje sinônimo de futebol ofensivo e vistoso, muito po conta das seleções e craques revelados e que brilharam na principal competição entre seleções.
A seleção italiana entrou para a lista de campeões da Copa do Mundo logo cedo, já se dando bem na segunda edição do torneio, em 1934. Em competição disputada em seu território. , dentro de casa. Quatro anos mais tarde, na Copa 1938, disputada na França, os italianos conquistaram o bicampeonato mundial. O tri mundial viria após 44 anos, na surpreendente conquista da Copa da Espanha-1982. Em 2006, voltariam a mostrar sua força, com a conquista do tetra para cima da França, de Zinedine Zidane.
Outra daquelas seleções tradicionais, a Alemanha se mostra sempre favorita para a conquista da Copa do Mundo. E não a tôa. Além de terem vencido a Copa em quatro oportunidades, a última em 2014, na Copa do Brasil e após acachapante goleada por 7 a 1 para cima da seleção brasileira, os alemães chegaram a final em mais duas oportunidades: 1982 e 1986.
Primeiro país a entrar na lista de campeões mundiais, a seleção uruguaia conquistou a Copa do Mundo de 1930, realizada no próprio Uruguai. À época, muitos países europeus optaram por não disputar o torneio em outro continente, por conta das dificuldades das viagens de navio. Vinte anos depois, em 1950, a Celeste Olímpica calou o Maracanã, no episódio que ficou conhecido como Maracanaço e faturou o seu segundo título mundial.
Os argentinos se tornaram campeões da Copa do Mundo pela primeira vez em 1978, jogando dentro de casa. Já a segunda conquista veio em 1986, já sob o protagonismo de Diego Armando Maradona. Inclusive, na competição, o astro argentino fez o famoso gol de “La Mano de Dios”, nas quartas de finais, em vitória por 2 a 1 contra a Inglaterra.
Depois de tanto bater na trave, os franceses foram campeões de sua primeira Copa do Mundo apenas em 1998. Na ocasião, sob a batuta de Zinedine Zidane os Le Blues faturam o primeiro título em casa, assim como a maioria dos escretes vencedores.
O time francês voltou a ser campeão mundial em 2018, ao vencer o torneio disputado na Rússia.
Os ingleses conquistaram o seu único título mundial em 1966, em casa, sob muita polêmica. Até porque, na decisão contra a Alemanha, que foi para a prorrogação, o English Team teve um tento a seu favor em um lance em que a bola não ultrapassou a linha do gol.
Apesar de ser considerada uma das grandes seleções mundiais, a Espanha conquistou o seu primeiro título de Copa do Mundo apenas em 2010. Em torneio disputado na África do Sul, a Fúria se sagrou campeã contando com o brilhantismo de craques como Andrés Iniesta e Xavi Hernández.
Agora confira os campeões de todas as Copas do Mundo por edição, desde a mais recente, em 2018, até a mais antiga, disputada em 1930. Saiba também quem foram os artilheiros de cada torneio, além do melhor jogador e quais foram as finais!
Depois de 20 anos, a nova geração francesa surgiu para conquistar o mundo, dessa vez na Rússia. Novos craques foram revelados ao mundo, como a jovem promessa Kylian Mbappé que, com apenas 19 anos, conduziu a França ao seu segundo campeonato mundial.
Misturando um futebol bonito e objetivo, a seleção alemã conquistou o mundial disputado em 2014 dentro do Brasil, com direito à goleada sobre os donos da casa por 7 a 1 na semifinal.
Com o futebol base do fantástico Barcelona de Pep Guardiola, a seleção espanhola conquistou a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Seu meio-campo foi orquestrado por dois grandes astros do time catalão como Xavi e Iniesta.
Como fórmula do sucesso, a Squadra Azzurra repetiu a sua disciplina tática e defensiva no mundial de 2006 na Alemanha. Foi assim, que os italianos conquistaram o tetracampeonato mundial.
Se em 1998, a seleção brasileira decepcionou, em 2002, no mundial disputado no Japão e Coréia do Sul, o Brasil levou o penta. Na competição, os astros Ronaldo e Rivaldo passaram a contar com o futebol travesso de Ronaldinho Gaúcho.
Os franceses, que estavam no mapa do futebol mundial desde os primórdios, jamais haviam sido campeões da Copa do Mundo. Porém, isso mudou em 1998, quando o time que tinha Zinedine Zidane como estrela, foi campeão em casa, diante do forte Brasil.
Após o jejum de 24 anos, a seleção brasileira enfim conquistou o seu tetracampeonato mundial em 1994 nos Estados Unidos. Com um estilo de jogo mais pragmático, assim como 1990, o Brasil soube sofrer na competição e contou com a inspiração da dupla Bebeto e Romário.
Depois de dois vices-mundiais, os alemães enfim conquistaram o tri-mundial em 1990 na Itália. Repleto de craques, o escrete alemão contava com nomes como Lothar Matthaus, Rummenigge e Brehme.
Apoós o primeiro título mundial, os argentinos passariam a contar com aquele que passaria a ser o maior ídolo de sua história, em 1986, no México. Diego Armando Maradona comandou a Argentina rumo ao bicampeonato, com direito ao gol do século e La Mano de Dios nas quartas de finais contra a Inglaterra.
Com uma linha defensiva muito bem construída, os italianos foram campeões da Copa do Mundo de 1982 na Espanha, sendo bastante objetivos. O nome daquele time foi Paolo Rossi, que apareceu no momento decisivo, quando mais a equipe precisava.
A raça argentina foi apresentada ao mundo no melhor estilo em 1978, com a conquista do título mundial. Com nomes como Mario Kempes e Daniel Passarela, os argentinos ergueram a taça dentro de seu país.
Seguindo a escola da obediência tática, a Alemanha de 1974 mesclava boa técnica e objetividade. Com Franz Beckenbauer e Gerd Muller, os alemães conquistaram o mundo jogando em casa, diante do futebol alegre do Carrossel Holandês.
Talvez como os campeões que jogaram o futebol mais bonito em uma Copa do Mundo, o Brasil de 1970 foi pura magia no México. O escrete que tinha Pelé como grande craque, encantou a todos que viram aquele mundial.
Jogando em casa, a Inglaterra não queria fazer feio e por isso montou uma equipe de muita obediência tática e tecnicamente diferenciada. Com Gordon Banks e Bobby Charlton como grandes nomes, o English Team faturou o mundial de 1966 na final polêmica contra a Alemanha.
O Brasil manteve a sua base de quatro anos e chegou forte para a conquista do mundial de 1962 no Chile. Naquele torneio, com a lesão de Pelé, o mundo se rendeu à Garrincha.
Em mundial disputado na Suécia em 1958, o mundo passou a conhecer o futebol brasileiro, repleto de alergia, leve e bastante ofensivo. Com a revelação do jovem Pelé, o escrete brasileiro passou a se tornar maior seleção de todas a partir dali.
A Alemanha passou a fazer parte do seleto grupo de campeões da Copa do Mundo em 1954, na Suíça. Com um time marcado por sua força física, conseguiu superar a Hungria de Puskas, seleção conhecida por sua técnica.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo retornou em 1950, sendo disputada no Brasil, em um momento em que a Europa se reconstruía. O Uruguai, com a sua raça em campo, foi o campeão, surpreendo à todos ao bater o Brasil de virada no Maracanaço.
Com o time base de quatros anos antes, os italianos mantiveram o mesmo estilo de jogo e mais uma vez se sagraram campeões do mundo, em 1938, na França.
Para aqule mundial, disputado na Itália, a seleção da casa cumpriu o favoritismo e se tornou a segunda seleção a conquistar uma Copa do Mundo. Já com uma obediência tática a frente daquele momento, a froça física também foi um aliado da seleção italiana na conquista do mundial, disputado entre os dias 27 de maio e 30 de junho.
Então bicampeões dos Jogos Olimpícos de 1924 e 1928, o Uruguai chegava a disputad da primeira Copa do Mundo como favorito e o time a ser batido. Já sob a característica uruguaia da raça, perfil que seria ainda mais “desenvolvido” ao longo das décdas,, os uruguaios fizeram a festa de seus torcedores a bater a rival Argentina.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram