Campeão Brasileiro de 1979: Internacional, o time que nunca perdeu!
Em 1979, o Internacional conquistou seu último brasileiro e foi de forma invicta!
O ano de 1979 foi mágico para o Sport Club Internacional. Último título de Campeonato Brasileiro da equipe sulista, também foi o tricampeonato (1975 e 1976) além de ter sido de maneira invicta.
Comandados pelo mítico técnico Ênio Andrade, os 11 titulares durante aquela temporada foram: Benitez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Paulo Roberto Falcão e Jair; Valdomiro, Bira Burro e Mário Sérgio. Chico Espina era considerado o 12º jogador do elenco, decisivo em muitos momentos.
Com um elenco recheado de craques, a estrela maior Paulo Roberto Falcão, meio campista considerado o maior na história do Colorado, e que no ano conquistou a Bola de Ouro da Revista Placar, como melhor jogador da temporada.
O Time que Nunca Perdeu!
Na primeira fase o Inter estava em um grupo com equipes como, o rival Grêmio, Atlético Paranaense, Sport e Coritiba. Terminou na primeira colocação, com seis vitórias e três empates. Fez 18 gols e sofreu apenas cinco.
Na segunda fase, novamente a liderança veio em um grupo com o Atlético Paranaense, além de clubes como Inter de Limeira e Caldense. Foram quatro triunfos e três empates, anotando 10 e sofrendo dois gols.
Na terceira fase, novamente de grupos, enfrentou Goiás, Cruzeiro e Atlético Mineiro, vencendo todos os jogos. Pelas semifinais, encarou o Palmeiras e saiu perdendo na ida em São Paulo. Os gaúchos empataram, mas logo levaram o 2 a 1. Porém, Falcão resolveu decidir, e com uma atuação magnifica levou o Colorado para a virada fora de casa, 3 a 2. Na volta, em casa, o 1 a 1 garantiu a classificação.
Na final, a ida foi no Maracanã, e o Colorado venceu bem, 2 a 0, ambos gols marcados por Chico Espina. Na volta, nova vitória, desta vez por 2 a 1, garantindo o título de forma invicta. Os gols foram marcados por Jair e por ele, Falcão, coroando com chave de ouro.
Ao todo na campanha histórica foram 23 jogos, sendo 16 vitórias, sete empates e nenhuma derrota. Além disso, foram 41 gols marcados e apenas 13 sofridos.