Participações do Brasil na Copa do Mundo sub 20
Índice
As competições de base são muito importantes no desenvolvimento dos atletas, e quando estão na disputa as seleções a disputa se torna ainda mais interessante e cheia de rivalidades. E a Copa do Mundo Sub 20 é uma das mais interessantes. O mundo está de olho em jovens cheios de potencial e que podem despontar como os principais craques do mundo. E o Brasil na Copa do Mundo Sub 20 é uma das equipes que mais chamam a atenção.
O torneio é disputado a cada dois anos, em sedes escolhidas previamente. Sendo que ao longo dos anos o Mundial Sub 20 já contou com diferentes formatos, mas, o mais importante é o desenvolvimento dos atletas.
➡️ Compartilhe pelo WhatsApp
➡️ Compartilhe pelo Telegram
O Brasil tem cinco títulos mundiais da categoria, e vamos mostrar a seguir como foi a participação de nossa Seleção ao longo dos anos e atletas de relevância que participaram dela. Além dos títulos, outras participações relevantes dos jovens brasileiros trouxeram bons frutos no cenário nacional, e isso também iremos destacar.
Vale destacar que o Brasil não participou das edições do Mundial Sub 20 em 1979, 2013, 2017 e 2019. O mundial sub-20 de 2021 foi cancelado em virtude da Covid-19.
Na 1ª edição de Copa do Mundo sub-20, o Brasil desempenhou um bom papel, em torneio disputado na Tunísia. Depois de passar pela primeira fase em primeiro lugar, a Seleção Brasileira chegou às semifinais, mas acabou derrotada pelo México nos pênaltis. Na disputa de 3º lugar, o Brasil venceu o Uruguai por 4 a 0. Guina foi o artilheiro da competição com quatro gols.
Brasil Sub 20 1977: João Roberto, Edevaldo, Juninho, Heraldo e Paulo Roberto. Jorge Luís, Cleber e Guina. Júnior Brasília, Paulinho, e Baroninho. Técnico: Evaristo de Macedo.
Reservas: Birigui, Zito, Valdemir, Gritti, Tião, Nardela e Baltazar.
Sem participar do mundial de 1979, o Brasil voltou na Copa do Mundo Sub 20 de 1981 na Austrália. Passou em primeiro lugar no seu grupo, mas acabou eliminado pelo Catar nas quartas de final.
Brasil Sub 20 1981: Pereira, Paulo Roberto, Luiz Antônio, Mauro Galvão e Paulo Cesar; Julio Cesar, Josimar e Leomir; Cacau, Ronaldo Marques e Djalma Baía. Técnico: Vavá.
Em 1983 veio o primeiro título, na Copa disputada no México. O Brasil liderou sua chave e chegou ás quartas de final. Eliminou a Tchecoslováquia e depois a Polônia antes de enfrentar a Seleção Argentina na decisão. Geovani garantiu o título brasileiro com o gol da vitória e foi eleito o melhor da competição.
Dunga, Jorginho e Bebeto estavam neste elenco, sendo que anos mais tarde estariam no tetracampeonato da Seleção brasileira de futebol.
Elenco Brasil Sub 20 1983: Aloísio, Adalberto, Boni, Brigatti, Bebeto, Demétrio, Dunga, Gilmar Popoca, Guto, Heitor, Hugo, Jorginho, Geovani, Mauricinho, Marinho Rã, Paulinho e Régis. Técnico: Jair Pereira.
O segundo título veio em sequência, na China em 1985, e com 100% de aproveitamento. Outros dois campões com a Seleção Brasileira principal em 1994 estiveram no elenco, Taffarel e Muller. O Brasil passou novamente em primeiro de sua chave e eliminou a Colômbia e a Nigéria para encontrar a Espanha novamente na competição.
Assim como na primeira fase, a Seleção Brasileira saiu com a vitória, desta vez por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Henrique. Silas foi eleito o craque da competição.
Brasil Sub 20 1985: Taffarel, Luciano, Luis Carlos, Henrique e Dida. João Antônio, Tosin, Silas, Muller, Gerson e Balalo. Técnico: Gilson Nunes.
Reservas: Chico, Polaco, Marçal, Izael e Antônio Carlos.
Na Copa do Mundo Sub 20 no Chile, o Brasil chegou como favorito após duas conquistas em sequência. Na fase inicial, passou em segundo lugar do grupo, e com isso encontrou a Iugoslávia nas quartas de final. O país dos Balcãs foi muito superior e eliminaram a Seleção Brasileira e depois conquistaram o título, com forte elenco.
Brasil Sub 20 1987: Ronaldo, César Sampaio, Sandro, André Cruz e Wanderley. Anderson, Dacroce, William, Bismarck e Edílson. Técnico: Gilson Nunes
Reservas: Palmieri, Maurício, Célio Silva, Rocha, Paulinho Andreoli, Zé Ricardo e Zé Maria.
SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20 DE 1989. Em pé: Rogério Lourenço, Carlos Germano, Moacir, Édson Luiz, Leonardo e Cássio. Agachados: Marcelo Henrique, França, Sonny Anderson, Sérgio Gil e Bismarck. pic.twitter.com/bptvjA6mlH
— David Zico (@futebol__brazil) May 13, 2021
No Mundial sub-20 disputado na Arábia Saudita, o Brasil conquistou o terceiro lugar. Depois garantir o primeiro lugar no seu grupo, eliminou a Argentina nas quartas de final. Porém, a derrota diante da Seleção Portuguesa colocou a Seleção Brasileira na disputa do terceiro lugar contra os Estados Unidos, na qual venceu por 2 a 0.
Brasil Sub 20 1989: Carlos Germano, Cássio, Sandro, Rogério e Leonardo; Moacir, Bismarck, Marcelo Henrique, Marcelinho Carioca, Sérgio Gil e Sonny Anderson. Técnico: Renê Simões.
Reservas: Marcelo Lourenço, Edson, Ari Bazão, Souza, França, Luiz Gustavo e Assis (irmão do Ronaldinho Gaúcho).
A geração da Copa do Mundo de 1991, disputada em Portugal, era muito promissora. Não foi a tôa que a Seleção Brasileira chegou à final. Antes disso, terminou seu grupo em primeiro lugar e eliminou a Coréia do Sul e a União Soviética nas fases finais, e com sobras. Na decisão, os anfitriões, liderados por Luís Figo e Rui Costa venceram o Brasil nas penalidades, após 0 a 0 no tempo normal.
Brasil Sub 20 1991: Roger, Zelão, Emerson Castro, Andrei e Roberto Carlos. Djair, Marquinhos, Luiz Fernando e Rodrigão; Paulo Nunes e Élber. Técnico: Ernesto Paulo.
Reservas: Émerson, Ânderson Lima, Sérgio Manoel, Ramón, Sandro Ventura, Serginho Cunha e Serginho Fralda.
Depois de bater na trave em 1991, O Brasil conquistou novamente o título em 1993, na Austrália. Com o primeiro lugar do grupo garantido, o Brasil chegou à final com apenas um gol sofrido em toda competição, e eliminou Estados Unidos e Austrália.
Na decisão com Gana, os gols de Yan e Gian garantiram o título, na vitória por 2 a 1. Adriano foi o Bola de Ouro.
Brasil Mundial Sub 20 1993: Dida, Bruno Carvalho, Gélson Baresi, Juarez e Hermes. Marcelinho Paulista, Pereira e Adriano. Catê, Gian e Yan. Técnico: Júlio Cesar Leal.
Reservas: Fábio Noronha, André Luiz, Wagner, Argel, Caíco, Fabinho e Jardel.
Na Copa do MundoSub 20 1995, realizada no Catar, o Brasil ficou no quase. Uma historica seleção Argentina, de Juan Pablo Sorín e José Pekerman, se vingou da decisão de 1983 e venceu a seleção brasileira por 2 a 0. Antes disso, o Brasil passou em primeiro de seu grupo eliminando Japão e Portugal. Caio Ribeiro foi eleito o melhor jogador do torneio.
Brasil Sub 20 1995: Fábio Noronha, Dedimar, César, Fabiano e Léo Inácio, Zé Elias, Murilo e Elder, Reinaldo, Caio Ribeiro e Glaucio. Técnico: Jairo Leal.
Reservas: Nilson, Alcir, Sérgio Vinicius, Claudinho, Luizão e Denilson.
Com um novo formato e mais seleções, o Brasil teve novamente a Argentina como seu algoz no torneio. Disputada na Malásia, O Brasil caiu nas quartas de final da Copa do Mundo de 1997. Teve 100% de aproveitamento na primeira fase, e goleou a Bélgica por incríveis 10 a 0 nas oitavas de final. Nas quartas acabou derrotado pela Argentina, de Aimar, Cambiasso e Scaloni por 2 a 0. Adaílton foi o artilheiro do torneio.
Brasil Sub 20 1997: Marcelo Leite, Paulo Cesar, Eder, Álvaro e Athirson; Sidney, Fabiano, Pedrinho e Alex; Fernandão e Adaílton. Técnico: Toninho Barroso.
Reservas: Hélton, Jean, Vinicius, Odair, Perdigão, Júnior e Roni.
Seleção Brasileira no Sul-americano sub-20 de 1999.
Reconhece todos os jogadores 🤔
Nostálgico! pic.twitter.com/aCfaxSWnIh
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) January 24, 2023
O Brasil novamente caiu nas quartas de final na Copa de 1999, na Nigéria. Na primeira fase, ficou em segundo lugar de seu grupo e eliminou a Croácia nas oitavas de final. Nas quartas, o Brasil que contava com Ronaldinho Gaúcho não foi páreo para o Uruguai da lenda Diego Forlán.
Brasil Sub 20 1999: Fábio, Mancini, Juan, Fábio Bilica e Fábio Aurélio; Ferrugem, Alexandre, Edu e Matuzalém; Ronaldinho Gaúcho e Fernando Baiano. Técnico: João Carlos Costa.
Reservas: Júlio Cesar, Índio, Mílton Rogério, Tiago, Rodrigo Gral, Geovani e Fernando.
A Argentina novamente foi campeã da categoria, desta vez jogando em casa e com Saviola e D’Alessandro no elenco. O Brasil de Kaká e Adriano Imperador teve 100% de aproveitamento na primeira fase e passou pela Austrália nas oitavas de final. Nas quartas, acabou derrotado por Gana de Essian, Mensah e Boateng, por 2 a 1.
Brasil Sub 20 2001: Rubinho, Ângelo, Edu Dracena, Luizão e Marquinhos; Fernando, Pinga, Léo e Kaká; Robert e Adriano. Técnico: Carlos César.
Reservas: Márcio, Maicon, Júlio Santos, Anderson, Eduardo Costa, Júlio Baptista e Oliveira.
O quarto título brasileiro foi conquistado nos Emirados Árabes Unidos. Com uma primeira fase inconsistente, a Seleção Brasileira passou em segundo lugar do grupo. Depois, eliminou a Eslováquia, o Japão e a arquirrival Argentina.
Na decisão, o gol de Fernandinho, contra a Espanha de Andrés Iniesta, garantiu o título para o Brasil.
Brasil Sub 20 2003: Jeferson, Daniel Alves, Alcides, Adaílton e Adriano; Dudu Cearense, Daniel Carvalho, Juninho e Jardel; Nilmar e Kleber Gladiador. Técnico: Marcos Paquetá.
Reservas: Fernando Henrique, Andrey, Coelho, Andrezinho, Gabriel, Renato, Dagoberto e Fernandinho.
O Mundial sub-20 de 2005 aconteceu na Holanda e teve novamente a Argentina campeã, com Lionel Messi como principal jogador e artilheiro. O Brasil sub-20 ficou em primeiro de seu grupo, eliminou a Síria e a Alemanha antes de ser derrotada pelos argentinos. Na disputa de terceiro lugar, o Brasil venceu o Marrocos.
Renan, Rafinha, Leonardo, Edcarlos e Fábio Santos. Roberto, Arouca, Renato e Evandro. Rafael Sóbis e Bobô. Técnico: Renê Webber.
Reservas: Bruno, Diego Alves, Gladstone, João Leonardo, Diego Souza, Filipe, Fellype Gabriel, Ernane, Quirino e Diego Tardelli.
Disputado no Canadá, o Mundial sub-20 de 2007 viu o sexto título da Argentina, com Di Maria e Agüero. O Brasil caiu nas oitavas de final depois de passar como um dos melhores terceiros colocados de seu grupo, em uma campanha muito irregular. A Seleção Espanhola de Piqué derrotou o Brasil por 4 a 2 na prorrogação.
Cássio, Amaral, Luizão, Edson e Marcelo. Roberto, Ji-Paraná, William e Leandro Lima. Jô e Alexandre Pato. Técnico: Nélson Rodrigues.
Reservas: Muriel, Felipe, Eduardo Ratinho, David Luiz, Marcone, Renato Augusto, David, Carlão, Carlos Eduardo e Luiz Adriano.
Seleção Brasileira sub-20 2009 (vice do Mundial) – Consegue reconhecer todos os jogadores dessa foto👇🏼
Nostálgico! pic.twitter.com/hnlbxhDKAI
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) November 23, 2022
Com um bom time, o Brasil ficou com o vice-campeonato na Copa do Mundo Sub-20 disputado no Egito. Ficou em primeiro lugar de seu grupo e eliminou o Uruguai, Alemanha e Costa Rica antes da final. Na decisão, Gana bateu o Brasil nos pênaltis após empate em 0 a 0.
Rafael, Douglas, Dalton, Rafael Tolói e Diogo. Renan, Souza, Giuliano, Paulo Henrique Ganso e Alex Teixeira. Alan Kardec. Técnico: Rogério Lourenço.
Reservas: Renan Ribeiro, Saulo, Wellington Júnior, Bertucci, Fabrício. Boquita, Maylson, Douglas Costa, Ciro e Maicon.
O último título brasileiro do Mundial sub-20 ocorreu na Colômbia. A Seleção Brasileira passou de fase em primeiro lugar do grupo e eliminou a Arábia Saudita, Espanha e México. Na decisão, o Brasil venceu a revanche da decisão de 1991, ao derrotar Portugal por 3 a 2 na prorrogação. O atacante Henrique Almeida foi o artilheiro e melhor jogador do torneio.
Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan Jesus e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro, Philippe Coutinho e Oscar; Henrique e Willian José.
Reservas: César, Aleks, Frauches, Romário, Rafael Galhardo, Allan, Alan Patrick, Dudu e Negueba.
CLASSIFICADOS! 🇧🇷
Com duas rodadas de antecedência, o Brasil se garante no Mundial Sub-20 na Indonésia após vencer o Paraguai por 2 a 0
A Seleção Brasileira não participa da competição desde 2015 e venceu seu último título em 2011, com Neymar. pic.twitter.com/FYMABEVvnp
— Goleada Base (@goleada_base) February 7, 2023
Depois de não disputar o Mundial sub-20 de 2013, o Brasil retornou em 2015, na Nova Zelândia. Com 100% de aproveitamento na primeira fase, o Brasil passou pelo Uruguai, Portugal e Senegal antes da final contra a Sérvia. Porém, com um gol no fim do segundo tempo da prorrogação, a Sérvia venceu a competição.
Jean, João Pedro, Marlon, Lucão e Jorge. Danilo, Jajá, Boschilia e Gabriel Jesus. Jean Carlos e Marcos Guilherme. Técnico: Rogério Micale.
Reservas: Marcos Felipe, Georgemy, Léo Pereira, Iago Maidana, Caju, Rodrigo Ramos, Andreas Pereira, Alef, Malcom e Judivan.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram