Argentina x México: Quais os maiores jogos deste confronto?
Índice
Argentina x México: Um confronto Latino!
Uma rivalidade entre dois países da América Latina ganhou notoriedade ao longo das últimas décadas. Argentina e México protagonizaram grandes jogos na história de suas seleções, fomentado também pelos confrontos entre clubes de seus países.
As vésperas de se encontrarem novamente em uma Copa do Mundo, no Qatar em 2022, o México tenta diminuir a vantagem que os argentinos possuem nos números da rivalidade. E foi em uma Copa do Mundo que as seleções se enfrentaram pela primeira vez, ainda em 1930. Porém, ao longo dos anos outros encontros aconteceram, seja em amistosos, Copa América, Panamericano e Copa das Confederações, sempre acirrada por grande disputas.
Vamos relembrar alguns dos principais confrontos entre as duas seleções, além de outras curiosidades!
Qual a história desta rivalidade?
O primeiro jogo entre estas duas seleções ocorreu no ano de 1930, durante a Copa do Mundo do Uruguai, ainda na primeira edição do torneio. Primeiro embate esse que mostrou o que teríamos pela frente. Com um jogo dominado pelos argentinos e com muitos gols, o placar terminou em 6 a 3 para a Albiceleste, com três gols marcados por Guillermo Stabile, além de dois por Adolfo Zumelzu e um de Francisco Varallo. Manoel Rosas marcou duas vezes e Roberto Gayon uma vez para os mexicanos.
Os confrontos seguintes ocorreram no extinto Campeonato Panamericano, organizado pela CONMEBOL entre as décadas de 1950 e 1960. Na edição de 1956, as seleções empataram em 0 a 0, mas em 1960 houve dois confrontos. Nos dois a Albiceleste venceu El Tricolor ajudando a garantir o título do torneio.
JOGOS INESQUECÍVEIS DE COPA: EM CINCO MINUTOS relembre o memorável Argentina x México da Copa de 2006. Em ESPN e WatchESPN você assiste a máquina sul-americana com Riquelme, Tevez e Messi em ação pelas oitavas de final. Narração de @rogeriovaughan e comentários de Paulo Calçade pic.twitter.com/sLQwblA4LR
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) December 23, 2017
Anos depois as seleções só se encontraram em amistosos, um jogo por competições oficiais só ocorreu em 1993 na Copa América. A partir de 2005 os duelos começaram a ficar mais acirrados, com a vitória argentina nos pênaltis na Copa da Confederações. No ano seguinte, se enfrentaram na Copa do Mundo da Alemanha, e quatro anos depois na edição realizada na África do Sul, em 2010. Todas elas como vitórias da Argentina.
Embora a rivalidade construída com esses e outros duelos que se sucederam, há uma admiração dos mexicanos pelo futebol argentino. Em sua história, o maior número de técnicos estrangeiros que dirigiu o México é da Argentina. Inclusive com o atual treinador, de 2022, sendo Gerardo Martino. Os outros foram César Menotti, Cayetano Rodríguez e Ricardo La Volpe.
México x Argentina: As estatísticas dos confrontos
O duelo entre as seleções de Argentina e México possui amplo domínio da Albiceleste. Ao todo foram realizadas 31 partidas, com 15 vitórias argentinas, 12 empates e apenas 4 triunfos dos mexicanos. O México só possui uma vitória em competições, que aconteceu na Copa América de 2004, realizada no Peru. Já as outras foram em amistosos, ainda atuando dentro de seus domínios.
Em amistosos o México tem 3 vitórias e a Argentina 8 com 4 delas em solo argentino, 3 na casa do rival e uma em campo neutro, nos Estados Unidos.
Durante os confrontos de Copa América, foram 4 jogos com duas vitórias da Argentina, um empate e uma vitória mexicana, esta já mencionada.
Já em partidas de Copa do Mundo, a Argentina tem 100% de aproveitamento, vencendo até aqui os 3 duelos realizados.
- 1930: por 6 a 3 na fase de grupos;
- 2006: vitória de 2 a 1, nas oitavas de final;
- 2010: nova vitória, agora por 3 a 1, também nas oitavas de final.
Argentina e México em 5 confrontos históricos!
JOGOS INESQUECÍVEIS DE COPA: relembre o polêmico Argentina x México da Copa de 2010. Sábado, 14h, com Messi e Tevez em ação, narracão de @clediESPN e comentários de @maurocezar em ESPN e WatchESPN. pic.twitter.com/cYCjVIql0r
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) January 5, 2018
Vasculhamos a história das Copas do Mundo e de alguns amistosos para entregar os maiores jogos entre as seleções. Confira os cinco principais duelos que marcaram esta rivalidade:,
(Copa do Mundo de 1930) Argentina 6 x 3 México
O primeiro confronto entre as seleções ocorreu na primeira edição de Copa do Mundo. Ambas as equipes estavam presentes no Grupo 1, as seleções se enfrentaram no Estádio Centenário em 19 de julho. A Argentina vinha do vice-campeonato olímpico em 1928, ao perder para o Uruguai na decisão.
Com isso era considerada uma das favoritas ao título mundial. Na partida contra o México, ainda na primeira fase, os argentinos mostraram sua força e antes dos 40 minutos de jogo já venciam por 3 a 0. No segundo tempo, vencendo por 3 a 1, marcaram mais duas vezes, e mesmo tirando pé, acabaram a partida com o placar de 6 a 3 avançando à próxima fase.
(Copa América de 2004) México 1 x 0 Argentina
Na competição organizada pela CONMEBOL, o México é constantemente convidado para compor o torneio. Assim, em 2004 os mexicanos caíram no Grupo B com Argentina, Uruguai e Equador. Na segunda partida de cada uma, em Chiclayo no Peru, o México precisava da vitória para manter-se vivo por uma vaga.
Logo no início, a Argentina, considerada favorita tentou dominar as ações. Mas logo aos nove minutos, Ramon Morales bateu fala de longa distância e marcou um golaço. A Argentina então pressionou, mas não conseguiu empatar. Mesmo com boas chances de Sorín e Delgado, o time de Bielsa acabou derrotado, mas mesmo assim, chegou à decisão do torneio perdendo para o Brasil nos pênaltis.
(Copa do Mundo 2006) Argentina 2 x 1 México
De novo em uma Copa do Mundo a Albiceleste e El Tricolor voltaram a se encontrar no torneio depois de 76 anos. No mundial realizado na Alemanha, as seleções fizeram, possivelmente, o confronto mais equilibrado do confronto. Depois de avançarem em seus grupos, a Argentina em primeiro no Grupo C e o México em segundo do Grupo D, o cruzamento definiu o duelo nas oitavas de final.
O México começou com as melhores chances, até que Rafa Marques Abriu o placar logo aos 6 minutos. Mas, a resposta veio rápida, e Crespo empatou aos 10 minutos, mantendo o jogo assim até a prorrogação. Antes disso, Borgetti e Crespo perderam boas chances para ambos os lados, e Argentina viu um gol do jovem Messi ser mal anulado por impedimento.
No tempo extra, Maxi Rodriguez recebeu lançamento no lado direito, matou a bola no peito e sem deixá-la cair, bateu com o pé esquerdo de fora da área para fazer um gol antológico, com a bola entrando no ângulo. Os mexicanos tentaram reagir, mas a vitória argentina foi sacramentada com o belo gol de Maxi.
(Copa do Mundo 2010) Argentina 3 x 1
No mundial seguinte, novo encontro entre as duas seleções, inflamando a rivalidade entre elas. Novamente nas oitavas de final, O México ficou em segundo do Grupo A e a Argentina em primeiro do Grupo B, e assim se encontraram na fase.
Como quatro anos antes, o México começou criando boas chances, mas desta vez a Argentina abriu o placar. Depois de uma dividida de Tevez com o goleiro Perez aos 26 minutos, a bola sobrou para Lionel Messi que levantou na área e Tevez marcou de cabeça, apesar de estar impedido. O gol que deveria ser anulado irritou e desestabilizou os mexicanos, que tomaram o segundo aos 33 de Higuaín e o terceiro de Tevez no segundo tempo. “Chicharito” Hernández descontou, mas o time comandado por Maradona eliminou novamente os mexicanos em um mundial.
(Amistoso 2019) Argentina 4 x 0 México
No último confronto entre as seleções, disputado em 10 de setembro de 2019, em San Antonio no Texas nos Estados Unidos. O amistoso não teve a presença do maior craque argentino, Lionel Messi, que se recuperava de lesão. Mas o time comandado por Lionel Scaloni fez uma grande exibição e não tomou conhecimento do rival comandado pelo argentino Gerardo “Tata” Martino.
Lautaro Martinez foi o destaque do jogo, marcando um hat-trick, com o primeiro gol aos 17 minutos de jogo, o segundo aos 22 e o terceiro aos 39. Paredes marcou de pênalti aos 33 minutos do primeiro tempo, e a partida terminou com a goleada Albiceleste.
Os maiores protagonistas deste confronto
Pelo lado argentino é mais fácil de apontar os nomes mais importantes desta rivalidade. Sendo que o primeiro deles é Guillermo Stabile, que anotou um hat-trick no primeiro jogo entre as seleções. Mas, outros grandes nomes também podem ser apontados. Entre eles destaques para: Juan Pablo Sorín, Hernán Crespo, Carlos Tevez, Maxi Rodriguez e o mais recente Lautaro Martinez.
Pelos mexicanos dois nomes possuem grande destaque. Ramon Morales marcou um golaço durante a Copa América de 2004. Enquanto que Rafa Marques foi um dos grandes nomes dos confrontos em 2006 e 2010, como principal líder da seleção mexicana nos equilibrados confrontos.
📲 Conheça a Loja Ofical Lendas do Futebol
➡️ Siga o Lendas do Futebol no Facebook e Instagram