Gianluca Vialli em ação pela Sampdoria. Jogador faleceu aos 58 anos de idade.
Grande atacante do futebol italiano, Gianluca Vialli faleceu nesta sexta-feira, dia 06, aos 58 anos de idade, após batalha contra um câncer. Ídolo de Sampdoria, Juventus e Chelsea, ele atuou nas Copas de 1986 e 1990, representando a seleção da Itália.
Vialli apareceu pela primeira vez ainda jovem com o time local da Cremonese. Em 1984 ele se transferiu para a Sampdoria, sendo um dos destaques naquele que seria o período mais glorioso do clube. Além de vencer a Copa da Itália por três (3) vezes, conduziu o time ao inédito título do Campeonato Italiano, a Série A, em 1991, anotando 19 gols.
💔
Goodbye, Luca. pic.twitter.com/npEOq6CanR
— Sampdoria English (@sampdoria_en) January 6, 2023
Em 1992, como sensação do futebol italiano, aos 28 anos, inclusive levando a Sampdoria até a final da Champions League, quando foram derrotados pelo Barcelona de Johan Cruyff, se transferiria para a Juventus de Turim.
Ali, viveria outros grandes momentos da carreira, conduzindo a equipe da “Vecchia Senhora” ao título italiano de 1995, e a Champions League de 1996.
Partiria no mesmo ano para o Chelsea, ainda um time médio da Inglaterra, onde atuaria ao lado de Ruud Gullit, craque com passagem brilhante pelo AC Milan. Gullit era o técnico-jogador do clube londrino, função que Vialli assumiria em 1998, com a saída do holandês.
Em toda a carreira, Gianluca Vialli anotou 259 gols, além de ter disputado 59 jogos com a seleção italiana, com 16 gols marcados.
Maior parceiro na carreira de Gianluca Vialli, Roberto Mancini complementava o letal atacante durante o período de Sampdoria, tanto que eram chamados de “Gêmeos do Gol”. Formaram uma das duplas mais famosas do Calcio, com uma amizade cultivada por toda a vida de ambos.
Tanto é que, em 2019, ambos se reencontrariam, quando Mancini era técnico da Itália, e chamou Vialli para ser um dos seus auxiliares. A relação tão próxima ficou clara ao final da conquista da Itália com o título da Eurocopa 2020 (disputado em 2021, devido a pandemia da Covid-19), em um abraço e choro dos dois após a conquista.
Gianluca Vialli foi diagnosticado com câncer no pâncreas ainda em 2017. Teve uma recuperação, mas viu a doença retornar em 2021. No final do ano passado, 2022, ele se afastaria da seleção italiana por tempo inderteminado.
Nesta sexta, a família do ex-jogador comunicou o falecimento:
“Cercado por sua família, ele faleceu ontem à noite após cinco anos de doença enfrentado com coragem e dignidade. Agradecemos a muitos que o apoiaram ao longo dos anos com seu carinho. A memória dele e seu exemplo viverão para sempre em nossos corações.”
➡️ Compartilhe a notícia no Whatsapp
➡️ Siga nossa página no Instagram