Alemanha e Argentina: Seleções que mais se enfrentaram em finais de Mundial!
Índice
Seleções protagonizaram duelos históricos em Copa do Mundo
Duas das principais seleções da história do futebol mundial, Alemanha e Argentina protagonizaram duelos que foram capazes de parar o planeta. Tanto que, ao longo do tempo, ambas já se enfrentaram em 3 finais de Copas do Mundo, nos anos de 1986, 1990 e 2014, sendo o maior recorde entre seleções. Esse fato desenha, assim, uma rivalidade entre dois escretes que soma seis mundiais.
Entre tantos confrontos, Alemanha e Argentina se enfrentaram num total de 23 oportunidades, com 10 vitórias para os argentinos e 7 para os alemães. Os hermanos também levam vantagem no número de gols. Anotaram 32 gols contra 31 da Alemanha.
O que vale são os mundiais!
E a primeira vez que as duas seleções se encontraram foi justamente em uma Copa do Mundo. Na edição que surgiu ao mundo uma nova estrela, um jovem Pelé, foi também na edição de 1958, na Suécia, que Alemanha e Argentina se enfrentaram pela primeira vez em mundiais e na história. Na ocasião, a então Alemanha Ocidental venceu o confronto, ainda na fase de grupos, por 3 a 1.
De lá para cá, ambas já se encontraram por diversas vezes, sempre com muito equilíbrio. se enfrentaram diversas vezes, em duelos que os amantes do futebol jamais se esquecerão. Uma dessas inesquecíveis partidas aconteceu na Copa do Mundo de 2006, realizada na própria Alemanha. Válido pelas quartas de final, e após partida terminar empata por 1 a 1 no tempo normal, os alemães levaram a melhor nas cobranças de pênaltis. Em 2010 se encontram novamente, e novamente com a seleção alemã levando a melhor. Agora num acachapante e sonoro 4 a 0.
Já nas três finais de Copa do Mundo, a Alemanha é quem leva a melhor. Venceram duas e perderam apenas uma. Confrontos que resumem bem o equilíbrio entre Argentina e Alemanha na história dos mundiais, que além das finais contam com diversos históricos personagens de ambas as seleções.
Copa 1986: O mundo a Diego Maradona
A primeira final de Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina aconteceu na final do mundial de 1986, no México. Com um elenco mais forte, a Alemanha contava com jogadores como Lothar Matthaus, Andres Brehme e Rummenigge, além de Franz Beckenbauer como técnico. A Argentina chegava a grande final após um torneio irrepreensível de seu maior craque: Diego Armando Maradona. Burruchaga e Jorge Valdano também viviam grande fase.
Para chegar à decisão daquela Copa do Mundo, Alemanha e Argentina passaram por duelos difíceis. A maior prova para os argentinos foi no confronto contra a Inglaterra, pelas quartas de final. Vitória por 2 a 0, com dois gols épicos de Maradona. Já os alemães tiveram um embate mais difícil contra o México, também nas quartas, com direito a decisão de pênaltis, além de encarar a França, de Michel Platini, na semifinal, vitória por 2 a 0.
A decisão colocou a frente os dois maiores jogadores de cada país, ambos como capitães de cada selecionado. Maradona e Rummenigge eram as esperanças de cada nação para a conquista de mais um mundial. A Alemanha já era bicampeã, enquanto a Argentina ia em busca de sua segunda taça do mundo.
Diego Maradona liderou os argentinos para abrir vantagem por 2 a 0, mas Rummenigge, em dia inspirado diminuiu. Rudi Voller, outro lendário jogador alemão, tratou de empatar o jogo e deixar a final ainda mais emocionante. Mas aquele mundial era de Maradona. Em rápida e excelente jogada no meio de campo, Maradona encontrou Burruchaga para sair na cara do goleiro e marcar 3 a 2 para a Argentina, garantindo o título.
Assim, o primeiro embate decisivo realizado por Alemanha e Argentina em uma final Copa do Mundo, acabou sendo favorável para o time de Maradona e companhia.
Copa 1990: Em revanche, Alemanha leva a melhor
Após a Copa do Mundo de 1986, Alemanha e Argentina voltaram a protagonizar mais uma decisão no mundial seguinte, dessa vez em 1990, na Itália. Os alemães vinham com uma base semelhante do mundial anterior, mas com mudanças importantes. No lugar do capitão Rummenigge, chegou a vez de Jurgen Klinsmann. Já no escrete argentino chegaram jogadores como Goycochea, Sensini, Caniggia e Dezotti.
Entre mudanças e permanências, as duas seleções tiveram dificuldades para chegar à decisão.
A Alemanha passou após anotar apenas 5 pontos em seu grupo. Além disso, passou de fases ao vencer com placares magros os jogos contra Holanda, Tchecoslováquia e Inglaterra, esse último decidido nas penalidades máximas. O mesmo ocorreu com a Argentina, que passou apenas em terceiro de seu grupo. Nas oitavas de final, um suado 1 a 0 para eliminar o arqui-rival Brasil, em icônica jogada individual de Maradona para Cannigia. Também bateu suado as seleções da Iugoslávia e da Itália, sendo que em ambos decidido nos nos pênaltis.
Reflexo daquele mundial, para muitos um com nível técnico mais baixo, Argentina e Alemanha chegaram à grande decisão com um futebol muito mais burocrático, em busca apenas do resultado. Porém, não há dúvidas que nas duas seleções havia muitos craques que poderiam desequilibrar a qualquer momento.
Maradona vs West Germany 1990 World Cup Final pic.twitter.com/LqM5bl82Ze
— VintageFooty (@VintageFooty) March 27, 2015
Para esta decisão, novamente as atenções estavam voltadas para os capitães das seleções. Diego Maradona e Lothar Matthaus eram os grandes protagonistas da partida. Ainda que um pouco mais fora de forma, o craque argentino ainda era o melhor jogador do mundo, tamanha era a sua qualidade com a bola nos pés. Já o lendário volante-líbero alemão estava em plena forma física e técnica, vivendo o melhor momento de sua carreira. Era protagonista em uma Internazionale de Milão, que rivalizava com o Milan de Arrigo Sacchi, e com o Napoli, do rival daquela partida final.
Em partida truncada, amarrado e marcada pela expulsão de Dezotti, coube a um defensor marcar o único gol daquela partida. De pênalti, Andres Brehme deu o tri mundial à Alemanha.
Após aquela Copa do Mundo, Lothar Matthaus levou a melhor e faturou o prêmio Bola de Ouro, tendo como peso as suas atuações e o título do mundial.
Copa de 2014: Nova geração alemã derrota Lionel Messi
Após 24 anos, Alemanha e Argentina viriam a se enfrentar novamente em mais uma final de Copa do Mundo. Em mundial realizado no Brasil, o favoritismo estava todo do lado da Alemanha, que contava com uma base muito forte de jogadores como Philip Lahm, Emanuel Neuer, Toni Kroos, Schweinsteiger, Tomas Muller, entre outros. Já a Argentina de Lionel Messi chegava a finalíssima sob desconfiança, após um mundial muito irregular. Além de Messi, a seleção tinha atletas como Aguero, Híguain e Di Maria.
Para chegar a decisão, os alemães não tiveram grandes dificuldades. O maior trabalho se deu contra a Argélia, nas oitavas de final. Nem mesmo os donos da casa colocaram medo na forte Alemanha, na histórica goleada por 7 a 1, que abalou todo o Brasil. Já a Argentina passou aos trancos e barrancos por Suíça, Bélgica e Holanda, para chegar até a decisão.
Na grande decisão, como não poderia ser diferente, a Alemanha era a favorita para o tetracampeonato. A Argentina ia em busca do tri-mundial. Mas final de Copa do Mundo é decidido nos detalhes, e por pouco a Argentina não sai vitorioso, não fosse o gol perdido por Gonzalo Híguain. A partida foi decidida na prorrogação, em gol do talismã Mário Gotze, saiu do banco de reservas para dar o título para a Alemanha.
Enquanto isso, o jogador mais importante da Argentina, Lionel Messi, teve lampejos durante o mundial. Tanto que acabou eleito o melhor não só da decisão como de todo o mundial 2014. Todavia, suas atuações não passaram nem perto da performance de um melhor do mundo, sucumbindo ao ótimo coletivo alemão.
Maradona x Matthaus: Icônica rivalidade na seleção
Happy birthday to one of my greatest rivals and a true legend, Diego #Maradona 🎉🎂 pic.twitter.com/w6kKOmyMTf
— Lothar Matthäus (@LMatthaeus10) October 30, 2017
Diego Armando Maradona é tido como o maior jogador na história do futebol argentino. Já Lothar Matthaus, foi sem sombra de dúvidas, um dos principais rivais do craque argentino. Enquanto os dois estiveram em campo por suas seleções, Alemanha e Argentina viveram um intenso período de rivalidade.
O primeiro duelo em que os dois estiveram frente a frente foi no ano de 1982, em amistoso que terminou empatado por 1 a 1. Vale destacar que o Mundial de 1982, na Espanha, também foi o primeiro de ambos os jogadores, com a Alemanha, inclusive, chegando a final. Após esse amistoso, em 1982, ambos voltaram a se enfrentar apenas na final da Copa do Mundo de 1986, quando Maradona levou a melhor sobre seu marcador.
Após esse duelo, Maradona e Lotthar Matthaus se enfrentaram novamente em mais duas ocasiões em 1988. Na vitória alemã gol de Matthaus. Já na vitória da Argentina, um repeteco da final de 1986, quando Maradona deu passe para o gol de Burruchaga.
Quis o destino, que a última vez em que os dois se enfrentassem seria em uma final de Copa do Mundo. Na ocasião, em 1990. Após esse mundial, Diego Maradona nunca mais conseguiria viver momentos tão esplendorosos dentro de campo, com diversos problemas extra campo, além de na parte física.
Em um Raio X entre os jogadores, o histórico mostra muito equilíbrio. Sendo duas vitórias para cada lado e um empate. Nas decisões de mundiais também uma vitória para cada lado. Apenas Lotthar Matthaus chegou a balançar as redes nas partidas que se enfrentaram.
“Maradona foi o jogador mais difícil que já enfrentei”, diria Matthaus. Não há dúvidas de que Maradona acharia o mesmo sobre o alemão.